Originário da Rússia, o Birch Plywood é um tipo de compensado produzido com um tratamento especial de verniz ultravioleta.
Esse produto é feito com madeira de grão fino nativa da região nordeste da Europa, ao redor do Mar Báltico, a bétula.
O núcleo desse tipo de compensado é diferente dos tradicionais, pois conta com uma camada de 1 mm de espessura folheado de birch de madeira sólida com faixas cruzadas e sólidas com adesivos. Isso faz com o que o núcleo desse compensado não fique vazio e pode ser utilizado em vários projetos de móveis e construção.
Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre os compensados Birch Plywood e seus benefícios.
O que são compensados Birch Plywood?
Como falamos anteriormente, são compensados com madeira de bétula. Essa madeira apresenta nervuras retas com uma textura bem fina e uniforme. Inexistentes no Brasil, essa madeira é pesada, dura, forte e bem flexível, além de muito resistente aos impactos.
A árvore de bétula tem um tronco coberto por uma casa branco-prateado, que pode ser utilizada como planta medicinal, devido às propriedades que possui. Também conhecida como bétula branca ou vidoeiro e seu nome científico é Betula pendula.
Tudo isso faz com que os compensados de bétula sejam mais fortes e mais resistentes que os tradicionais, podendo prendê-lo com parafusos e se manter firmes por não serem ocos.
Como são produzidos
Assim como os outros tipos de compensados, os birch seguem o mesmo processo de fabricação. Após cortadas as madeiras, elas são colocadas em esteiras transportadoras até a máquina descascadora.
Nesse processo a madeira é amolecida pela exposição ao calor e permite que os blocos sejam alimentados pelo descascador um de cada vez para criar as placas de birch a partir da superfície.
Depois de passar por uma máquina que irá fazer o controle de qualidade de defeitos, as placas que não foram removidas são colocadas em uma prensa quente. Em seguida, elas passam por serras para serem aparadas e cortadas no comprimento desejado e fica pronta para a comercialização.
Lembrando que elas são feitas de várias camadas de folheado. O número de camada vai depender da espessura do painel, da aplicação pretendida e das especificações do fabricante.
As duas camadas externas são chamadas de folheados de face e traseira, enquanto as camadas internas são conhecidas como material de núcleo.
A espécie de folheado do núcleo, juntamente com a configuração, ajuda a determinar a resistência e a durabilidade dos painéis de compensado.
Onde são usados?
Por serem bem resistentes, os compensados de Birch podem substituir a madeira na produção de móveis, além de ser muito utilizada para estabilidade estrutural em obras. Elas têm a capacidade de conter materiais de construção pesados como pisos e telhados, por exemplo.
Tipos de compensados Birch
Existem diferentes tipos de compensados birch disponíveis no mercado. A diferença entre eles vai do número de nós, listras até a aparência estética dos modelos.
As placas lixadas são usadas nos armários, móveis e marcenarias, enquanto os painéis ásperos são utilizados na construção para as necessidades estruturais.
Você poderá encontrar painéis com diferentes graus de face, linhas de cola, construção de núcleos, tamanhos e espessuras. Eles também são encontrados com acabamentos em UV de um lado só ou dos dois.
A Relvaplac produz várias espessuras do Birch para atender a necessidade de qualquer cliente. São elas:
– 9 mm;
– 12 mm;
– 15 mm;
– 18 mm;
Vantagens dos compensados de birch
Esse tipo de compensado possui altas qualidades físicas e mecânicas, que o tornam capazes para ser usados em diversos locais, entre elas estão:
– Textura bonita e elegante;
– Montagem fácil e rápida;
– Resistente a água;
– Super resistente;
– Impermeável;
Comprando o compensado tradicional com o compensado de Birch Plywood
Para entendermos melhor a diferença entre eles, vamos destacar algumas:
– Aparência estética – esteticamente eles são bem parecidos. Apesar de serem feitos com várias camadas de folhas maciças, eles são bem parecidos com madeiras. Em termos de personalização, também são bem parecidos.
– Aplicações – os dois também são aplicados de forma bem parecidas, como na produção de móveis e na construção civil, para sustentação de vigas e concretos.
– Resistência e durabilidade – embora o compensado comum seja feito com camadas de folheado, o compensado de birch é muito mais resistente ao desgaste do que o compensado comum. Essa resistência se dá devido ao cruzamento cruzado.
– Graus de compensação – ao contrário do compensado comum, o birch é conhecido por suas várias camadas de laminação e quase nenhum espaço, ou completamente vazio. Por esses motivos, o birch acaba sendo mais resistente e leve.
– Sustentável – todos os compensados são mais sustentáveis do que as madeiras maciças, pois são feitos em várias camadas de folhas de madeira.
Relvaplac
Na Relvaplac você encontra o compensado Birch Plywood em diversas espessuras: 9 mm, 12 mm, 15 mm e 18 mm. Converse com um dos especialistas para que ele possa indicar qual se encaixa melhor com a sua necessidade.
Veja também:
Conheça o Film Faced que chega até 50 reutilizações