Fim de ano chegando, é hora de renovar nosso lar com as tendências de decoração para cozinha.
Além de ser um dos cômodos mais utilitários, a cozinha é o centro de muitas residências. É aqui onde os melhores e mais deliciosos pratos são preparados com tanto carinho, onde as famílias se reúnem para as refeições e onde a vida acontece em seu ritmo mais natural.
Por esses e outros motivos, o espaço precisa oferecer aconchego em cada detalhe. Para isso, o décor é um grande aliado por oferecer opções distintas que se adaptam a diferentes estilos e gostos.
Transformar esses espaços através das cores e texturas pode trazer ainda mais benefícios às famílias. Cada detalhe projetado precisa transparecer afeto, garantindo melhores probabilidades de valorização do imóvel no futuro, especialmente se seguir as principais tendências de decoração para cozinha.
Conheça as tendências de decoração para cozinha
Este fim de ano trouxe novidades para o design de interiores, as tendências que focam na atemporalidade. A ideia é valorizar o preço dos imóveis no futuro e proporcionar trends sofisticadas que enriqueçam ambientes, especialmente a cozinha.
Materiais naturais
O uso de materiais naturais conquistou diversos decoradores nesse ano e promete continuar em alta em 2024. Isso porque estamos buscando nos conectar cada vez mais com a natureza através da rotina.
Madeira, cimento, pedra, mármore e concreto são vistos mais frequentemente em residências de alto padrão, aliando riqueza e sofisticação. Na cozinha, esses revestimentos são encontrados em balcões, mesas, cadeiras e até no piso.
Versáteis, eles se adaptam bem a qualquer estilo. Isso se deve a grande variedade de materiais, com cores que variam de tonalidades claras às escuras, consequentemente, proporcionando detalhes que vão do rústico ao industrial.
Cozinha colorida
Até o ano passado, a cozinha branca era uma das principais tendências de decoração para cozinhas. No entanto, elas rapidamente deixaram os holofotes e deram lugar às cores.
Balcões, mesas e até paredes coloridas trouxeram modernidade e diversão à cozinha. A ideia é afastar a sensação de que a cozinha é puramente funcional e abraçar um ambiente mais coletivo e vivo.
Além do azul, verde e laranja que se tornaram indispensáveis, as candy colors também tomaram força. Essas cores doces, com tonalidades claras e suaves, quase infantis, prometem transformar como percebemos as cozinhas.
Para a surpresa de muitos as candy colors combinam com tudo e são perfeitas para o espaço. No entanto, especialistas indicam que essa inspiração, retirada direto dos anos 60, pode cansar facilmente, por isso a recomendação é combiná-las com tons terrosos.
Shelfie
O chamado shelfie, corresponde a uma tendência em que os utensílios ficam expostos sobre balcões e prateleiras. Para isso, muitos designers apostaram em armários feitos em compensados abertos e cozinhas amplas.
A ideia é que sejam acrescentados nichos e prateleiras elevadas que permitam a inclusão de decorações e utensílios, unindo estilo e funcionalidade. Assim, além de entregar a facilidade de itens de fácil alcance, consegue proporcionar uma decoração simples, mas nada básica.
Móveis e cozinha compacta
Menos é mais, especialmente quanto ao tamanho. Uma das tendências de decoração para cozinha que mais conquistaram apaixonados foram os móveis e cozinha compactos.
A ideia é ter apenas o funcional, sem exageros. Dessa forma, cada item tem sua utilidade e apreço. Além disso, com menos itens e um espaço mais reservado é possível coordenar a decoração com facilidade.
Espaços fechados
As cozinhas integradas e os ambientes abertos marcaram as casas nos últimos anos. No entanto, a tendência é cada vez mais buscarmos privacidade.
Com isso, as cozinhas voltam a ter espaços fechados onde cada coisa tem seu próprio lugar. Isso proporciona o conforto e o aconchego que tanto procuramos.
Além disso, o espaço fica muito mais fácil de se manter organizado e limpo, evitando que a gordura dos alimentos seja dissipada para outros cômodos.
Compensados
Os compensados chegaram para ficar. Agora mais versáteis, se adaptam bem a qualquer ambiente, mas na cozinha, proporcionam a praticidade de um material resistente, duradouro e que pode compor os mais diversos estilos.
A tendência tomou força devido à sua economia, já que os compensados são alternativas mais baratas à madeira. Eles garantem uma limpeza fácil, característica indispensável para ambientes úmidos como a cozinha.
Além de contar com diversas variedades, permite a aplicação de revestimentos inovadores. Dessa forma, é possível aproveitar a beleza do mármore, da pedra e da cerâmica sem pagar muito por isso.
Vai reformar e procura compensados em Imbituva? A Relvaplac trabalha desde 1994 para entregar compensados para todo o mercado nacional, levando a mais alta qualidade para os setores industrial, da construção civil e moveleiro.
Conheça nosso portfólio.
Saiba mais.
Madeira de Reflorestamento: Sustentabilidade na produção de compensados