A utilização do compensado apresentou diversas possibilidades para quem buscava reformar ou construir gastando pouco.
Os compensados representam uma transformação no mercado de exportação. No último ano, eles se tornaram o segundo produto madeireiro mais exportado pelo Brasil, representando 28% do total.
Isso garante que sua produção mantenha-se em alta, sempre em busca de novas possibilidades. A consequência é o desenvolvimento de vantagens que beneficiam construtores e consumidores.
Um grande exemplo disso é sua resistência à umidade. Com o uso crescente dos compensados na construção civil, os compensados navais tomaram forma. Hoje, a produção de navios e barcos foi readaptada e encontrou um mercado aquecido e preparado.
Além de suportar o contato com a água, também resistem bem a impactos e batidas. Suas dimensões estruturais são bastante estáveis, evitando que as chapas se soltem ou se desfaçam, garantindo que suportem serem pregadas ou parafusadas.
Por esse motivo, foram implementados na decoração e na construção de um mobiliário com acabamento rico. Dessa forma, trazendo elegância e eficiência à rotina.
Porém, o benefício que mais popularizou a utilização do compensado foi seu ótimo custo-benefício. Mais barato que a madeira maciça, tem uma alta durabilidade e vida útil, permanecendo em bom estado por mais tempo e viabilizando que chegue a diversos espaços e usos.
Por que investir na utilização do compensado?
Os compensados proporcionam uma série de benefícios, especialmente à construção civil. Como falamos, sua grande resistência permite que o utilizemos em fundações sem que tenha dobras, ranhuras ou fissuras.
Quando naval, é produzido com resina especial e tem suas chapas coladas com cola fenólica, impedindo a entrada de umidade na composição. Com isso, raramente empena, favorecendo o uso em áreas externas e varandas.
Isso também favorece sua aplicação nos chamados ambientes úmidos. Os mais comuns são cozinha, área de serviço e banheiro, onde há um grande contato com a água.
Nas áreas de convivência e estadia, como sala de estar e quarto, os compensados são empregados especialmente na produção de móveis e na decoração. Por serem versáteis, possibilitam a realização de detalhes especiais e uma série de acabamentos.
Com uma série de cores e finalizações, a utilização do compensado traz a elegância da madeira, com a leveza de um material produzido para oferecer facilidade. Dessa forma, pode ser ministrado no cotidiano sem maiores danos.
Sua estabilidade também permite que se adapte a diversos estilos, suportando cortes em ângulos diversos. É justamente isso que aumentou sua popularidade também no artesanato, onde ajuda a realizar peças delicadas e com entalhes.
Conheça alguns dos usos do compensado
Quando naval, os compensados podem ser utilizados na produção de prateleiras, bancadas, gabinetes e pias para cozinha. Nos banheiros, são comumente utilizados como nichos e armários, podendo entrar em contato com a águia sem estufar.
Nas salas compõem mesas de centro elegantes, enquanto nos quartos são utilizadas em camas, armários e mesas de canto.
Seu uso na construção civil talvez seja o mais popular. Pode ser utilizado em formas para concreto, tapumes, divisórias, corrimãos e pisos. Portas, janelas e acabamento final também são opções de uso dos compensados.
De forma estrutural, favorecem a construção de empreendimentos de diversos portes e como forração. Como são bastante resistentes, compõem pilares que sustentam as fundações.
Outro ponto que valorizou a utilização do compensado nos mais diferentes setores foi a possibilidade de implementar um sistema mais sustentável de produção. Por ser mais leve e barato que a madeira maciça, pode ser produzido inteiramente através de madeira de reflorestamento, como acontece com os produtos da Relvaplac.
Trabalhamos com mais de 1.500 hectares que proporcionam uma fabricação de qualidade. Acompanhamos todo o processo até a entrega aos consumidores, atestando nosso comprometimento com o meio ambiente.
Contamos com diversas certificações que aprovam esse esforço e permitem que a Relvaplac leve seus produtos para todo o mundo.
- O IRAM é o Instituto Argentino de Normalización y Certificación (Instituto Argentino de Normalização e Certificação) que prova que trabalhamos conforme regulações e que nossos compensados;
- Já o CARB (Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia) é uma exigência de toda exportação que chega aos Estados Unidos e certifica que determinado produto foi desenvolvido seguindo procedimentos sustentáveis;
- E para comprovar a qualidade deles e garantir sua exportação para a União Europeia, buscamos a certificação da CE.
Detalhes como esses representam o resultado de um trabalho de quase 30 anos em busca de qualidade, tendo como foco as necessidades de nossos clientes e a excelência de nossas entregas.
Faça parte dessa história! Converse com a nossa equipe.
Saiba mais: Principais tendências de decoração para cozinha