Inovação, rapidez para conclusão de projetos e uso da madeira como principal matéria prima. Conheça o sistema Wood Frame de construção. Então confira!
O que é sistema wood frame?
O wood frame é um tipo de sistema construtivo o qual utiliza madeira e peças estruturais para compor obras de até 5 pavimentos.
Entre as principais vantagens desse sistema está a agilidade com que as obras podem ser executadas, sendo muito mais rápidas do que estamos acostumados a ver, além de seu alto nível de sustentabilidade, devido ao método necessitar de muito menos água em seu processo.
Fora isso as obras em Wood Frame também geram pouquíssimo resíduo e são praticamente livre de desperdício de material.
Essa construção rápida e que possui excelente qualidade é feita com uso de chapas de madeira OSB.
No Brasil
Com início nos EUA, mas precisamente no século XIX, a técnica chegou ao Brasil de maneira significativa somente em 2009, mais especificamente no estado do Paraná.
Além disso, ainda é muito forte a cultura do uso da alvenaria no Brasil, devido a crença dos benefícios térmicos que a opção pode trazer, devido ao país ser tropical, e predominantemente quente, além da mão de obra disponível para essa opção, que é facilmente encontrada em qualquer região.
Apesar de tudo isso, com as informações que vem chegando nos últimos anos, diversas pessoas e empresas têm aberto os olhos aos benefícios da construção no sistema wood frame, fazendo com que ganhe força e cada vez mais adeptos, que passaram a entender inúmeras vantagens em usar esse material.

Profissionais da área construtiva e de arquitetura que antes pouco conheciam sobre assunto, migram aos poucos e tornam-se defensores da metodologia.
Processo do projeto no Sistema Wood Frame
A construção de edificações em Wood Frame é feita por etapas, isso por dois motivos.
Primeiro: Para garantir a qualidade de cada uma delas.
Segundo: Para facilitar a manutenção do edifício ao longo dos anos, quando for necessário.
Conheça agora cada uma dessas etapas
1- Desenvolvimento do projeto
O projeto é parte primordial de uma obra bem sucedida, apesar de muitos ainda não priorizarem a contratação de profissionais para essa etapa.
Nela o arquiteto ou engenheiro responsável pela obra define junto ao cliente os tamanhos de cada cômodo, das paredes e as disposições de cada um deles, além de outros detalhes.
Além disso, isso garante uma compra de matérias muito mais precisa, evitando o desperdício de recursos desde o princípio.
2-Transporte de materiais
Na construção em Wood Frame o material que será usado é feito todo sob medida e, posteriormente transportado para o local da obra.
A próxima etapa é a da fundação.
3 – Fundação no sistema wood frame
A fundação mais utilizada nesse caso é o radier, rápida e de custo baixo.
Para isso, indica-se o uso de concreto para que seja feita uma laje por toda superfície da obra.
4- Instalação Estrutural
A quarta etapa é a que consideramos a mais importante, pois será a responsável pela sustentação de toda a obra.
5 – Preenchimento de paredes
Nessa etapa é possível entender o porquê desse método construtivo ter benefícios térmico e acústico tão excelentes.
Importante dizer que, muitas obras, no país são feitas no sistema wood frame, por ter baixo custo e ser mais rápido, no entanto, para gerar ainda mais economia e lucro, construtoras não contam com essa etapa, e, por conta disso, muitas pessoas acreditam que o sistema é frágil e falho.
além disso, em uma obra completa de wood frame as paredes possuem em seu interior mantas isolantes e também vedação, que geralmente é feita em gesso acartonado.
6 – Parte elétrica e hidráulica
São feitas aberturas para as instalações hidrossanitárias e também elétricas.
7- Cobertura e vedação
O mais comum é que as coberturas das casas feitas no sistema wood frame, também sejam constituídas com madeira, no entanto, é possível, caso seja desejado pelo cliente e planejado pelo profissional, o uso de outros materiais.
Então o indispensável nesses casos é que isso seja determinado antes.

8 – Acabamento
Assim como estamos acostumados a ver em obras feitas em alvenaria convencional, o wood frame também permite os mais diversos acabamentos.
Por fim, é possível realizar pinturas com ou sem texturas, ou ainda revestir as paredes. Sendo essa etapa à critério do cliente e de seu projetista.
Você está gostando de conhecer e acompanhar como acontece cada etapa de uma construção em wood frame?
Então não deixe de ver em nosso próximo artigo:
- Componentes Estruturais;
- Componentes de Vedação;
- Ampliações arquitetônicas e reformas no sistema Wood Frame;
- Liberdade arquitetônica propiciada pelo método;
- Componentes de acabamento;
- Principais desvantagens da opção.