O compensado Virola, devido a sua aparência, leveza e boa fixação, ele tem sido cada vez mais usado na produção de madeira compensada. Além disso, a sua principal característica é a superfície lisa e sem nós.
Devido a essas características, o compensado virola é bastante usado na produção de móveis, mas não é à prova d’água e anti chamas, porém apresenta mais durabilidade e resistência.
O que é virola?
Comum na região norte do Brasil, Virola é uma árvore de grande porte que chega, em média, a 30 metros de altura e entre 60 a 90 centímetros de diâmetro.
Sua principal característica é ter poucos galhos e um tronco limpo, cilíndrico e reto e que representa dois terços de toda a árvore.
A madeira de Virola tem uma coloração mais clara e bem homogênea. Trata-se de uma madeira leve, cerca de 370 a 480 kg/m 3 e tem boa resistência mecânica.
Uma outra característica bem marcante da madeira de Virola está relacionada à secagem natural, que é considerada bem demorada. Ela tem uma grande tendência ao empenamento, rachaduras e colapsos, portanto, ela precisa ser bem trabalhada e testada na hora de fazer o compensado.
Sua colagem é considerada muito boa, por isso, usa-se madeira de Virola na marcenaria em geral, para fabricação de molduras, embalagens leves, lambris, forro, painéis compensados, lápis, brinquedos, palitos de sorvete e de picolé, entre outras coisas.
Ela não é uma madeira indicada para usar em telhados, estruturas e móveis como cadeiras, por exemplo.
Principais características da Virola
Podemos identificar uma árvore de Virola por essas características:
– Casca – sua cor é castanho-amarelada e apresenta algumas partes esbranquiçadas e acetinadas. A textura é lisa com pequenas rugas no sentido vertical;
– Folhas – variam entre coriáceas e sub membranáceas. Geralmente elas são longas com margens paralelas e com pecíolos curto;
– Flores – apresenta flores diferentes dependendo do sexo, pois trata-se de uma planta dioica. As flores masculinas são paniculadas, densas e ramificadas. Enquanto as femininas têm entre dois e oito centímetros de comprimento e entre três e seis flores por grupo.
– Frutos – a textura é bem parecida com o couro, com formas alongadas ou globulosas da cor bege escura. Em média, um fruto de virola mede 21 milímetros de comprimento e 18 milímetros de largura.
– Semente – tem o peso de uma grama e meia, em média, onde 19% é de casca e 88% amêndoa. A semente de virola é fina, lisa e quebradiça e, ainda, ela é envolvida por arilo vermelho. A semente é utilizada na fabricação de sabão, velas, cosméticos e perfumes.
Plantação de virola
A virola é uma árvore que prefere solos com textura argilosa, mal drenado e com pH mais ácido e lençol freático alto.
Ela é polinizada por insetos e a dispersão de sementes é feita por pássaros e aves de porte pequeno e voo curto. Depois de cinco semanas as sementes germinam. A floração ocorre entre os meses de agosto e novembro e a frutificação entre janeiro e julho.
A Embrapa indica que a transferência da muda seja feita quando a planta atingir 40 centímetros de comprimento.
Qual a diferença entre compensado naval e virola?
Como o compensado é produzido a partir de várias lâminas de madeiras coladas e prensadas, a forma que ele é feito difere os tipos de compensados.
A colagem é feita com resina ureia formol ou fenólica. A diferença entre elas é que a fenólica é aplicada em peças que precisam de resistência à água, como os compensados Naval.
A grande diferença entre o compensado Virola e o Naval é que o primeiro não é resistente à água e o segundo é. Mesmo o Virola tendo uma superfície lisa e sem nós, ela não é uma madeira que resiste a água e nem ao apodrecimento. Por outro lado, o compensado Naval é totalmente resistente e tem uma maior resistência mecânica em relação ao Virola.
É muito importante lembrar que a resistência do compensado naval está totalmente relacionada à madeira que é utilizada na sua fabricação. De nada adianta fazer um compensado naval com uma madeira de baixa qualidade.
Enfim, o compensado Naval é bem resistente e tem várias utilizações. Enquanto o compensado virola é recomendado para utilizar na capa e contracapa do compensado, pois ele é bem mais bonito.
Para saber mais sobre o compensado naval, clique AQUI.
Vantagens do compensado de virola
Os compensados de Virola podem ser usados na construção civil e na fabricação de móveis. Entre as principais vantagens estão:
– Visual e acabamento
Uma das principais características do compensado de Virola é o fato de ele ter uma superfície lisa, sem nós em seu visual. Essa qualidade possibilita que o compensado seja utilizado na capa e contracapa do produto, deixando os móveis mais bonitos e bem-acabados.
– Facilidade no manuseio
O compensado virola tem como outra vantagem ser leve e de fácil aplicação de cola, por exemplo. Ele é bem adaptável e fácil de ser trabalhado, podendo ser usado em qualquer tipo de máquina e com qualquer tipo de ferramenta.
– Versatilidade
Ele pode ser usado para várias coisas e em várias ocasiões. Geralmente são feitas molduras, forros, embalagens leves, lápis, brinquedos, palitos de sorvete, entre outros. Na marcenaria, ele é usado para fabricação de móveis que não exijam esforço mecânico e na parte interna dos móveis.
Desvantagens do compensado de virola
Nem tudo são vantagens. Usar compensado de virola também traz algumas desvantagens. Confira:
– Resistência à água
Mesmo a árvore sendo originada em regiões úmidas, ela não é resistente à água e nem ao apodrecimento. Como vimos anteriormente, essa é a maior diferença entre o compensado de Virola e o Naval.
– Secagem demorada
Ele tem uma secagem natural muito demorada, o que não deixa de estar relacionado a sua pouca resistência a umidade.
– Tendência a rachadura
Devido à demora na secagem do compensado, ele tem uma grande tendência a rachaduras e empenamentos, por exemplo
Onde encontro compensados de Virola?
A Relvaplac trabalha com os melhores compensados do Brasil e do mundo. Todas as peças são testadas em laboratórios internos e contam com um processo de qualidade bem rigoroso.
Para conhecer a empresa, clique AQUI.
Veja também: