Search
Close this search box.

Chapas de OSB: O que são e para que são usadas

chapas

As chapas de OSB, Oriented Strand Board, ou em português, chapa de tiras de madeira, não são tão conhecidas como as chapas de compensado, mas estão no mercado desde 1963.

Derivadas de madeiras de reflorestamento, elas são compostas por pequenas lascas comprimidas com adesivos. Essas tiras são organizadas todas na mesma direção e unidas com uma resina antes de serem prensadas, que é feito em uma temperatura bem alta para que ela se torne um painel uniforme. É devido a essa resina, que é utilizada na produção da placa, que faz com que ela se torne resistente a umidade, mas não a prova d’água.

Para produzir essas chapas, as tiras de madeiras são colocadas em posição estratégicas, ao invés de aleatoriamente, para dar mais resistência. Geralmente a madeira utilizada é de árvores sustentáveis, pequenas e de crescimento rápido, como álamo e o pinheiro amarelo, resultando em um material bem forte e ecologicamente correto.

São esses diferentes tipos de madeiras utilizados na formação da chapa que dá a característica mais marcantes aos OSBs. Como são usadas em várias tonalidades amadeiradas, elas acabam sendo bem versáteis e únicas, pois dificilmente uma ficará igual a outra.

Essas chapas são encontradas em diferentes tamanhos, mas geralmente em 8mm, 15mm ou 25mm e com 2,44m x 1,22 de altura e largura.

Para se ter ideia da resistência das chapas OSB, atualmente elas são usadas em cerca de 70% dos revestimentos de pisos, paredes e telhados na América do Norte. Elas possuem um ótimo isolamento térmico e acústico, além de alta durabilidade e ser resistente ao fogo.


Classificação de OSB

Existem quatro tipos de OSB que são determinados de acordo com o seu desempenho mecânico e resistência à umidade. São eles: o OSB1, OSB2, OSB3 e o OSB4.

  • OSB1 – geralmente utilizado para acessórios de interiores que estejam em locais secos;
  • OSB2 –  placas de suporte para ser usada em condições secas;
  • OSB3 – placas de suporte de carga universal para uso em locais em condições molhadas;
  • OSB4 – placa de suporte de carga pesada para uso em locais com condições climáticas úmidas;

Onde as chapas de OSB podem ser usadas?

Com a tendência de projetos bricolage (onde você mesmo faz) as chapas de OSB estão em alta, pois trata-se de um material de fácil manuseio, barato e estiloso. Elas são ótimas para esse segmento, pois além de resistentes, tem um ótimo acabamento e pode ser usado tanto para ambientes internos, quanto para externos.

Elas são usadas geralmente para pisos devido à sua resistência, mas é ideal para projetos de oficinas e galpões. Elas também podem ser usadas para revestir telhados ou paredes.

Mas usando a criatividade, as chapas de OSB podem ser usadas para criar móveis, armários, divisórias internas, cabeceiras de cama, mural de avisos, gavetas e tudo que vier na mente criativa de quem está projetando.

Se a ideia é usar na área externa, como no jardim por exemplo, embora ela seja resistente, você vai precisar de um reforço para aumentar a impermeabilização. A sugestão, nesse caso, é aplicar selante resistente ao tempo sempre que fizer algum corte, para que ali não seja a entrada de água.

Uma dica é aplicar o selante por partes para ir percebendo como está ficando o efeito no OSB. Depois da aplicação, sempre é bom fazer um teste de corte e colocar água para ver se está absorvendo ou não.



Como fazer isso?


1º – Corte a sua placa com as peças que você irá precisar no seu projeto;
2º – Lixe levemente suas peças de OSB e pinte-as usando uma tinta para ambientes externos à prova d’água que seja à base de óleo ou látex;
3º – Depois de seco, pinte sobre um selante de impermeabilização de madeira em todos os lados e, principalmente, em todos os cortes;
4º – Deixe secar, em média, por mais 12 a 14 horas de cada lado;
5º – Aplique mais uma mão e espere secar novamente pelo mesmo tempo;
6º – Faça um teste antes de concluir seu trabalho, colocando água nas partes cortadas para conferir se não está infiltrando;

Seguindo essas orientações, você terá uma peça de OSB super resistente que poderá ser usada tranquilamente em ambientes externos.

Mais algumas dicas de onde você pode usar o OSB

Dependendo da sua criatividade, você pode montar todos os seus móveis usando esse material. O acabamento é bem bonito e natural e você pode combinar com o branco, por exemplo. Sem contar que você terá uma peça exclusiva.

Ele tem sido muito usado em escritórios, para fazer as mesas, escrivaninhas, prateleiras e, até mesmo, divisórias e prateleiras.

Os OSB também podem ser usados em obras como tapumes para fechamento de obras, canteiro de obras, bandejas de proteção, placas e paredes.

Uma grande tendência é utilizar o OSB em telas. Muitos artistas estão optando por esse material, pois ele tem uma ótima textura e o acabamento com as madeiras aparecendo fica bem bonito.

Eles podem ser usados em paredes, pois trazem conforto térmico e acústico, como já vimos. Pode ser usado com painel de televisão ou preencher toda a parede de uma sala, por exemplo. Mas se você quiser dar um toque arrojado, a sugestão é pintar as placas de uma cor que harmonize com as paredes do ambiente. Vai ficar moderno e bem arrojado.

Como elas são encontradas em diferentes densidades e espessuras, não esqueça de verificar quais as medidas que você precisa para cada projeto escolhido. Para ficar melhor acabado, você ainda pode passar verniz ou tintas coloridas.

Qual a diferença entre OSB e compensado?

A primeira diferença que podemos falar é que o compensado é composto de muitas camadas finas de madeira, enquanto o OSB são muitos fios de madeira cruzados entre si.

Para os dois existem prós e contra, mas vai da preferência de cada um para saber o que é melhor para cada projeto.

Vamos conhecer algumas vantagens do OSB:
* É relativamente mais barato que o compensado;
* Está disponível no mercado em folhas maiores;
* É mais grosso e mais pesado. Isso pode ser uma vantagem para uns e uma desvantagens para outros;
* Elas podem ser chamadas de únicas, pois dificilmente será produzida uma igual a outra, porque são usadas madeiras de várias tonalidades;
* É considerado mais ecológico, pois para sua fabricação são usadas árvores menores e mais novas, geralmente de reflorestamento, além de ser aproveitada todas as partes do tronco. Isso a torna mais sustentável;


Agora algumas desvantagens do OSB:

* Ele sempre irá precisar de uma vedação forte em todos os cortes que forem feitos, para garantir a resistência à água. Caso contrário, ele irá inchar e absorver água nos cortes;
* Leva mais tempo para secar do que o compensado;
* Por ser mais grosso e mais pesado, pode ser considerado uma desvantagem para alguns;

Para saber mais sobre quando é melhor usar o compensado ou o USB, fale com a Relvaplac, com certeza terá um profissional pronto para lhe auxiliar.


Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este! 

Veja também:
Conheça os processos de produção de compensados Relvaplac