Nós temos um sistema rigoroso de controle de qualidade na produção que garante os melhores produtos. A Relvaplac segue os mais altos padrões de qualidade com diversos testes durante todo o processo. No artigo de hoje vamos explicar sobre nossos processos. Então confira!
1- Chegada da madeira
Nossa visão é de longo prazo e objetivamos não somente o desenvolvimento social e a viabilidade econômica, como também deixar um legado para a posteridade sobre o respeito que se deve ter pela natureza. Por isso nossas madeiras são reflorestadas através do plantio de árvores que crescem rapidamente e que substituem as árvores nativas da área.
As madeiras obtidas a partir de reflorestamento são plantadas já com uma finalidade definida: serem extraídas e, assim, dar espaço para que novas árvores sejam plantadas no mesmo local.
2- Processo de cozimento
Nesse processo, a madeira é coberta por lonas e cozida a vapor.
3-Laminação e corte
Após o processo de cozimento, a madeira é descascada, laminada e cortada em uma máquina chamada roleiro. Lâminas de alta densidade resultam em compensados retilíneos uniformes e resistentes.
4-Secagem
Depois da laminação e corte das toras, as lâminas estão verdes, mas para chegar no processo de aperfeiçoamento e colagem do compensado, precisam estar secas.
Para que isso aconteça, todas elas passam por um secador.
A secagem de lâminas é um processo de retirada de água até um determinado teor de umidade, o objetivo principal desse processo é oferecer condições adequadas para a formação do compensado. As lâminas de capa possuem uma umidade maior que as lâminas do miolo, melhorando o visual do compensado e a colagem.
Buscando acelerar este processo tão importante, a Relvaplac investiu em um novo secador, rico em tecnologia. Seu resultado é equivalente ao de 3 secadores trabalhando simultaneamente.
5-Avaliação e aproveitamento
As madeiras são avaliadas para ver se as lâminas estão boas para a finalidade de compensados. a Relvaplac faz questão de aproveitar este material ao máximo.
Cascas de toras, descarte de lâminas nos processos de laminação, secagem e montagem são transformados em ‘picados’ que são utilizados como biomassa. Essas, por sua vez, servem de combustível para as caldeiras que produzem vapor para os maquinários.
Materiais que não podem ser aproveitados durante o processo de laminação, como o rolete da tora, são vendidos a outras empresas para esse reaproveitamento assim como os refis gerados no esquadrejamento dos compensados.
6- Classificação de qualidade A, B, C e D
Os compensados podem ser classificados de A a D dependendo basicamente do número, tamanho de nós e de trincas existentes na superfície. Tudo depende da necessidade do cliente e finalidade de uso.
7- Produção
As lâminas são coladas com resina fenólica WBP ( que é à prova de água).Além disso, sua montagem é feita através da sobreposição de chapas de forma perpendicular, o que aumenta a resistência desse tipo de material. As camadas são sempre em número ímpar, variando de 1 camada com cola e uma sem.
8- Prensa
As chapas são prensadas de 130° a 140° graus e o tempo de prensagem varia de acordo com os milímetros e finalidade de cada chapa.
9- Acabamento
Por fim, as chapas são niveladas e lixadas, visando garantir um acabamento impecável além de garantir a qualidade do compensado.
Invista em compensados Relvaplac
Nós temos um sistema rigoroso de controle de qualidade na produção que garante os melhores produtos.
A Relvaplac segue os mais altos padrões de qualidade com diversos testes durante todo o processo.
Garanta o melhor e compre Compensados Relvaplac!
Veja também: