Search
Close this search box.

O que são compensados plastificados?

Apesar de serem conhecidos por outro nome, os compensados plastificados são muitos utilizados em diversas áreas da construção civil. 

Os compensados plastificados são considerados por muitos a evolução do compensado tradicional. Por isso, a construção dele é diferente da comum.

Apesar de manter o mesmo padrão de números ímpares de camadas sobrepostas, sempre tentando manter a força para não deixar a chapa pender para nenhum dos lados, o compensado plastificado tem diferenças em outros pontos.

O uso da cola preta (fenóica) e o recebimento de uma aplicação de um polímero que plastifica a superfície, deixando o material impermeável, liso e mais resistente, são as principais diferenciações na construção desta chapa de compensado.

Porém, você sabe onde foi criado o compensado plastificado e qual seu primeiro uso?

Embora não pareça fazer sentido, o compensado foi criado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e foi utilizado para fazer o revestimento dos aviões de artilharia germânicos, já que utilizava tego film, uma espécie de folha adesiva. E, por essa origem, o compensado plastificado também é conhecido como “Compensado de aviação”. 

Por ser um material leve e impermeável, a chapa era utilizada por ser perfeita para ser aplicada nas aeronaves, já que não interferia na velocidade dos aviões e alteravam pouco o peso do avião.

Assim o uso do compensado plastificado foi perfeito para as necessidades da época, já que era necessário um material resistente e impermeável para proteção das aeronaves.

Atualmente, as películas dos compensados plastificados podem variar entre 110g/m² a 480g/m², tendo de 5 a 13 lâminas em cada. A durabilidade do material é tão grande que cada compensado pode ser reutilizado até 50 vezes, o que acaba trazendo um excelente custo benefício. 

A utilização do tego film na parte exterior do compensado faz ele ter um acabamento semelhante ao plástico e, por isso, dá ao compensado o nome de “compensado plastificado”.

Quais os seus principais usos atualmente?

Não existe uma regra oficial de onde os compensados podem ser utilizados, mas eles são mais usados na construção civil, já que o reaproveitamento dele é grande. 

O uso dos compensados plastificados na construção civil são diversos, já que podem usar para a criação de bases para a construção – como escadas, lajes e apoios para a construção.

Antigamente, o material era muito utilizado para a barragem ou tampar a obra, já que, por ser impermeável, a vida útil do material é grande e, mesmo sendo usado assim, pode ser reutilizado em novas fôrmas na obra.

Usado também como base para a execução da laje, o produto reduz a perda de água do concreto.

Outro uso para o compensado plastificado na construção civil é a sustentação da supraestrutura, já que um ou dois jogos de compensados já podem suprir todos os pavimentos em um edifício com vários andares. 

Outro item que faz ele ter a preferência nas construções civis é a facilidade de transporte do material, além da aplicabilidade dele. 

Ou seja, você consegue aplicá-lo em diversos locais, já que ele é reaproveitável, além de conseguir transportá-lo de forma simples. 

Por ter essa estrutura mais forte e com o reaproveitamento, além da força impermeável, o compensado plastificado é indicado para construções com concreto armado.

Outros usos para o compensado plastificado.

Agora é que você consegue reparar em como o compensado plastificado é totalmente versátil, tendo várias utilizações que podem surpreender até quem já conhece e usa compensados no dia a dia.

Para o uso mais comum, que é na construção civil, o produto já é bem utilizado em diversas áreas, como a sustentação, proteção e para dar forma a áreas.

Mas, você sabia que você consegue utilizá-lo em outras áreas? 

Os compensados plastificados conseguem ter diversas atuações. Desde montagem de móveis e itens de decoração até criação de elementos e cômodos internos de casa.

Pela facilidade de utilização, além de conseguir ser moldado e pintado de diversas formas, os compensados plastificados tem utilizações diferentes. 

Assim, os usos dos compensados plastificados são diversos. Então, você pode se aproveitar dos compensados plastificados para várias ações.

Um dos usos que o compensado tem e pode não ser o mais conhecido é a continuação da utilização do material para o que ele foi criado, ou seja, sendo utilizado no acabamento de veículos como caminhões, navios e aviões. 

Podendo ser utilizado em residências também, os compensados plastificados podem estar presente de forma “escondida” em sua casa.

Sem ter um limite para a utilização, os móveis da casa podem ser todos feitos de compensado plastificado, já que ele tem uma grande resistência e um grande poder de impermeabilidade. 

Dessa forma, até para móveis em ambiente externos os compensados plastificados podem ser usados. Assim, você tem um móvel com acabamento bonito, boa qualidade e com uma resistência ao tempo.

Com isso, você consegue além de mobiliar sua casa também usar como item de decoração, criando molduras e outros projetos com o compensado plastificado.

Por seu grande poder de impermeabilidade, sua manutenção é reduzida, conseguindo deixar uma economia nesse ponto, trazendo uma necessidade menor de cuidado ou proteção.

Além disso, com a reutilização, você pode pegar o compensado que já estava em sua obra e transformar ele em um item decorativo sem maiores problemas.

Quer conhecer mais do compensado plastificado, seus usos e como comprar? Venha já para a Relvaplac Compensados e fique por dentro deste tipo de compensados e todos os outros que temos. 

Aqui temos diversos tipos de compensados, todos com segurança de fabricação e todos os certificados de garantia.

Veja mais:

Tudo sobre compensado de pinus clear