Você sabe quais são as diferenças entre os materiais MDF, MDP e Compensado?

Uma das maiores dúvidas de quem está reformando e renovando a casa é com relação às matérias-primas de fabricação dos móveis. Nessa hora é comum aparecerem dúvidas como: Qual desses materiais é melhor ? MDP, MDF ou Compensado? Qual é o mais barato e mais resistente? 

No artigo de hoje vamos tirar essas dúvidas e explicar as diferenças entre cada um desses materiais para facilitar a sua vida na hora de escolher. Então confira!

MDF

Primeiramente, a fabricação desse tipo de material é feito a partir de madeiras resinadas e prensadas sob altas temperaturas fazendo com que a madeira fique homogênea, virando um único material.

O MDF tem características mecânicas bem parecidas à madeira. Porém, por não possuir veias e nós, é um material mais fácil de trabalhar. 

Além disso, esse material oferece diversas possibilidades de criação, fazendo com que esse tipo de madeira seja uma das preferidas dos marceneiros e designers.

MDP

O MDP é uma chapa feita com partículas de madeiras prensadas com três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado. Além disso, apesar de ser mais leve, esse material também pode receber maior carga de peso que o MDF.

Compensado

O compensado é um material formado por madeiras prensadas e coladas sob altas temperaturas em sentidos diferentes.

Além disso, principal característica desse material é a sua resistência.

As chapas de compensado são formadas por lâminas de madeira coladas em direção alternada. Assim, esse material tem mais resistência e estabilidade dessas chapas. Além disso, o compensado tem excelente aderência de pregos e parafusos.

Por fim, o ideal é que na hora de planejar a casa, o consumidor procure uma solução funcional e de design quando está buscando um novo móvel. Para isso, é importante conhecer as características de cada material e optar sempre pelo melhor custo benefício.

Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!

Veja também:

Compensados: Veja quais são os mitos e verdades

Compensado: saiba quais são os seus benefícios

Contéudo recente

Siga nas redes!