Vantagens de utilizar compensados de madeira na construção civil

imagem de compensados de madeira

O uso de compensados de madeira tem se mostrado vantajoso para construção de edificações devido a sua durabilidade, segurança, manutenção e economia de energia.

Até meados do século XVIII a madeira era o material mais utilizado para construções, mas com o adjunto da Revolução Industrial passou a ser substituída para o uso do concreto e do aço. Mesmo com a tecnologia apresentada por esses materiais, a madeira ainda supera pelos seus benefícios apresentados.

Primeiramente, para adquirir a madeira correta, consciente e que gere menos impacto ambiental, é preciso estar atento aos fornecedores e sua procedência, além de escolher qual é a espécie ideal para cada tipo de construção.

Madeira certificada e madeira legal

Existe diferença entre esses dois modelos. A madeira legalizada é extraída conforme as exigências da legislação de exploração, a madeira certificada também segue as exigências das leis, além de considerar aspectos ambientais, sociais, econômicos e sustentáveis.

As vantagens de utilizar compensados de madeira na construção civil

-A madeira é um material de alta resistência. Por conta da baixa massa volumétrica de compressão e tração, pode apresentar a mesma compressão que o concreto e dez vezes mais resistência à flexão.

Além disso, não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.

– Esse material também é muito versátil, além de permitir ligações e emendas fáceis de executar.

– É um isolante natural, térmico e acústico permitindo a economia de energia em aparelhos de climatização de ambiente.

– A madeira tratada para este fim tem uma resistência maior ao fogo.

-A madeira quando comparada a materiais de uso comum na construção civil como aço e concreto, pode gerar muito menos impacto ambiental.

Por fim, com as inúmeras vantagens apresentadas na utilização de madeira na construção civil, esperamos ter contribuído com mais um pouco de conteúdo rico para você.

Gostou desse artigo? Então para mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog!

Veja também: Compensado: saiba quais são os seus benefícios

Contéudo recente

Siga nas redes!