Search
Close this search box.

Uso de compensados na decoração

Compensado na decoração

Por muito tempo usar compensados na decoração era uma opção subestimada por muitas pessoas, principalmente por arquitetos e decoradores. Mas com o tempo essa usabilidade foi aumentando e, hoje, cada vez mais o material é aplicado em projetos de interiores e na construção de móveis.

Embora não muito popular no Brasil, o compensado já é muito usado na Europa para decorar os ambientes internos.

O uso de compensados oferece várias possibilidades para quem busca um ambiente moderno e personalizado, pois esse material tem características quase únicas em suas chapas, além de ser uma opção durável e não muito cara.

Nesse artigo vamos ver um pouco mais sobre a aplicação do compensado naval na hora de decorar a casa.



O que são compensados

Compensados são um tipo de material composto por fibras de madeiras sobrepostas e coladas sob forte pressão, formando chapas.

Eles podem ser de dois tipos: normal ou naval. Além do compensado, existe o MDF e o MDP. Para saber mais sobre a diferença entre eles, clique AQUI.


Principais motivos para usar compensados na decoração

Além de resistentes à umidade, as chapas de compensados podem ser usadas em qualquer ambiente, até mesmo em cozinhas e banheiros. Por serem bem versáteis, podem ser usados em vários estilos de decoração: do mais rústico ao mais moderno.

Entre os principais motivos para usar o compensado na decoração, estão:

1 – São bem versáteis – os compensados navais podem ser usados em qualquer ambiente da casa, pois são resistentes a umidade e não precisam se preocupar com o surgimento de fungos.

Para dar um ar rústico ao ambiente, a sugestão é usar o compensado ao natural, sem tinta. Mas se quiser colocar cor, você tem total liberdade para isso. Os compensados aceitam pintura e revestimento de tecido, por exemplo.

Eles são tão fáceis de manusear que, até aquelas pessoas que nunca fizeram um móvel, conseguem montar uma peça de acordo com seu estilo.


2 – Faça você mesmo – nessa onda do movimento “faça você mesmo”, os compensados é uma ótima matéria prima para criar um novo ambiente, do seu jeito, com sua cara e com suas próprias mãos.

Uma boa dica é começar com móveis de linha reta, como uma cabeceira de cama, nichos, prateleiras ou suporte para TV, por exemplo.

3 – É uma tendência – as cores dos compensados não são padrões, mas tem um tom mais claro, o que combina com estilos minimalistas e mais clean. Por muito tempo o compensado foi usado somente em obras, mas desde 2017 ele vem crescendo e tomando um espaço importante também nos móveis e decoração.

Uma dica é combinar plantas com móveis de compensado para compor o ambiente, pois dará mais leveza e energia para o local que você escolheu.


4 – São econômicos – eles são vendidos em chapas e, com uma delas, você pode fazer revestimento de alguma superfície ou até mesmo montar um móvel. O compensado acaba sendo mais barato que outros tipos de madeira e você pode usar ele de várias formas, até mesmo para fazer a sua cozinha planejada dos sonhos.

Com ele ainda é possível revestir paredes, armários, montar estantes e muito mais. Investir no compensado vai te dar a liberdade de adquirir itens de decoração para ornar com os móveis novos, pois te trará uma boa economia, sem contar que você terá um ambiente diferenciado e com a sua cara.

O compensado é mais barato do que outros tipos de madeiras.


5 – Preserva o meio ambiente – por se tratar de uma madeira sustentável, quando você estiver usando o compensado estará contribuindo com o meio ambiente de forma indireta.

Eles são produzidos com madeiras de reflorestamento e madeira tropical, com o menor impacto ambiental possível.



6 – Durabilidade e resistência – muitas pessoas não acreditam que o compensado é tão resistente, por se tratar de chapas.

Ele é muito mais resistente do que MDF e o MDP, por exemplo. Claro que tudo vai depender do tipo de móvel que você irá produzir, mas atualmente o compensado é o queridinho dos marceneiros. Isso porque o compensado permite fazer cortes, rasgos, arremates arredondados e realizar algumas torções que os outros tipos de madeiras não permitem.


Ambientes que podem ser usados compensado na decoração


Como já falamos, o compensado é muito versátil e duradouro, além de ser resistente a umidade, mofos e fungos. Por isso, ele pode ser usado em vários ambientes. Vamos ver alguns:

* Banheiro e cozinha – usar madeira em ambientes úmidos como banheiros e cozinhas sempre traz um pouco de receio. Dá aquele medo do móvel inchar ou acabar se deteriorando à medida que vai recebendo umidade e calor.

O compensado é a melhor opção para os móveis nesses ambientes, pois possui resistência à água, como é o caso do compensado naval. Com as chapas de compensado você pode criar uma bancada para sua cozinha ou pia, vai ficar resistente e muito estilosa.

* Salas de TV e salas de estar – você pode fazer aquele painel incrível para a sua televisão, revestindo a parede de forma integral ou parcial. Os compensados podem substituir os papéis de parede na parte de revestimento, vai ficar incrível e exclusivo.

* Sala de jantar – uma ideia legal é fazer uma mesa de jantar de compensado para receber suas visitas e reunir a família. Além da mesa, você pode fazer as cadeiras ou um banco bem rústico na área de churrasco.

* Quarto – o compensado também pode ser usado no quarto. Para dar um toque de modernidade em um quarto com estilo provençal, por exemplo. Pode ser feito uma cabeceira de cama com compensados fixados de várias formas, criando uma identidade para seu móvel. Também é possível fazer os criados-mudos e o painel da televisão de compensado para combinar com o ambiente.

* Jardim interno – uma tendência que vem crescendo muito são os jardins de dentro de casa. Principalmente nas cidades grandes, onde as casas não têm espaço externo, uma ótima opção são esses cantinhos que trazem um pouco da natureza para dentro de casa.

Você pode escolher uma parede e fazer uma horta vertical, por exemplo. Essa parede pode ser toda revestida de compensado para fixar os vasinhos de flores ou de mudas de hortaliças. O importante é que o local seja bem iluminado e arejado para que seu jardim interno possa crescer.

* Área externa – por causa da sua durabilidade e resistência, os compensados também podem ser usados nas áreas externas, como churrasqueiras e espaços gourmet. Uma bancada para servir e atender os amigos, com bancos de base de compensado vai dar um estilo rústico para seu espaço e criar um ambiente agradável e aconchegante.


Depois dessa leitura deu para se inspirar?

Então agora é comprar seu compensado e começar a testar suas habilidades. Procure a Relvaplac que eles irão te ajudar e te mostrar a melhor opção para aquilo que você está buscando.

Se você gostou desse artigo, leia mais no nosso BLOG.


Veja também:
Conheça os processos de produção de compensados Relvaplac