Search
Close this search box.

Você conhece a diferença entre Compensado, MDF e MDP?

Uma das maiores dúvidas que você pode ter é qual a diferença entre compensado, MDF e MDP. 

Isso é muito comum, já que todos os produtos são feitos de madeiras reflorestadas. Então, indiferente do uso – seja para móveis ou para uso residencial -, a dúvida acontece por serem todos semelhantes.

Por ser um material renovável, os móveis de madeiras têm sido cada vez mais integrados nas residências, trazendo benefícios na compra e construção, já que gasta menos e tem pontos de vantagens no acabamento.

O pensamento comum de qualquer consumidor enquanto procura um móvel não é pensar em sua composição – ou no que ele é feito -, mas sim procurar o que melhor se adapte a suas necessidades com qualidade e preço acessível.

Desse modo, é comum que não se importe as especificações técnicas da madeira utilizada para a criação do móvel comprado, mas sim com o preço.

Por isso, este artigo irá mostrar porque de escolher compensado em seus móveis e como cada tipo de compensado pode ser utilizado de formas diferentes.

Assim, você deixará de comprar móveis pelo preço e focará cada vez mais em sua qualidade, diferenciando compensado, MDF e MDP para isso.

E, embora todos sejam feitos de madeiras de reflorestamento, explicaremos também porque o compensado consegue ser a melhor opção para você.

Qual a diferença entre os materiais?

Bem, é certo que existe diferença entre o compensado, o MDP e o MDF. Assim, cada um dos materiais pode ser indicado para um uso diferente.

Desse modo, você pode estar escolhendo o material errado para o seu móvel. Isso se dá pelo fato que, por exemplo, o compensado naval é muito mais indicado que os outros tipos de madeiras para ser usado em áreas externas ou com presença de umidade.

Então, é necessário notar que desde a sua fabricação os três têm diferenciação. Isso se dá pelo fato que o compensado é formado por um número ímpar de lâminas de madeira coladas em direção alternada.

Já o MDF e o MDP são fibras – ou partículas – de madeiras aglomeradas, dando o formato da chapa que é conhecida. Assim, pode se notar que o compensado é feito de uma forma que a chapa de compensado consegue ter mais firmeza e resistência do que as chapas de MDF e MDP.

Além disso, o acabamento das peças é outra das diferenças. Isso pelo fato que ao escolher o compensado, você pode incluir mais cores em seu móvel, podendo pintar ou até mesmo criar formas diferentes no final dele.

E, apesar de todos poderem ser usados de outras formas, como chapas de madeiras, suporte para televisões entre outros.

E como posso usar eles?

Bem, eles tem diversos usos, como sabemos. Desde móveis até mesmo estruturas, os compensados, MDFs e MDPs podem estar presentes no nosso cotidiano de várias formas.

Por isso, não é incomum o fato deles se apresentarem em mais de uma forma, sendo que essa possibilidade de usos diversos transforma as madeiras em um “coringa” da arquitetura e da construção.

Por esse motivo, iremos explicar diretamente as características de cada um, também o uso mais recomendado para cada.

Compensado

O compensado é um material formado por madeiras prensadas e coladas sob altas temperaturas, em sentidos diferentes.

Essas colas podem possuir, ou não, compostos que transformam a madeira a prova d’água, além de inserir também um material fungicida e bactericida.

Desse modo, o compensado tem diversos modos de uso, sendo integrados na construção civil, na arquitetura e até mesmo em barcos e aviões.

Isso porque ele é um tipo de madeira leve, que consegue ser moldado e adaptado para diversos fins.

Além disso, o compensado possui mais de um modelo. No caso, ele pode ser compensado naval, compensado plastificado, no estilo “shingle” e pode ser usado em estruturas de construções. 

Desse modo, é comum que o compensado seja o melhor para o custo benefício, além de transformação e reutilização dele. Para se ter ideia, o compensado plastificado pode chegar a mais de 50 usos.

Além disso, o acabamento dos móveis e painéis de compensado podem ser feitos de diferentes maneiras. Isso porque esse tipo de madeira aceita a pintura ou até mesmo receber colagem de lâminas naturais ou de melamina. 

Outra qualidade do compensado de madeira é seu peso. Mesmo sendo um material leve, ele consegue ser utilizado até mesmo para montar móveis que sofrem impacto ou recebem peso.

MDF

Formado por fibras de madeira unidas por uma resina sintética, o MDF é uma placa de madeira uniforme.

Por suas fibras serem orientadas de formas aleatórias, elas podem ser cortadas em qualquer direção por máquinas, tendo uma superfície lisa ao toque.

Apesar de ser muito utilizada nos dias atuais, não têm a mesma resistência nem reaproveitamento que você pode ter com o compensado de madeira.

O MDF não tem resistência à água, o que impossibilita ele de ser usado em qualquer local, já que o acúmulo de umidade pode estragar as peças. 

Eles podem ser usados para marcenarias, com diferentes acabamentos. Geralmente são usados para painéis de parede. 

MDP

O MDP é o resultado da prensagem de resíduos de madeira, como serragem e pó, com resina e cola.

Não sendo tão resistente quanto os outros dois, não é o melhor para ser usado na construção de móveis ou painéis. Também não possui resistência à umidade e possui imperfeições.

Desse modo, seu uso não é recomendado para móveis e painéis, apesar de ser muito encontrado nesse modelo.

Onde encontrar os melhores compensados?

Bem, o uso e compensados pode ser bem amplo, sendo entregue como móveis, painéis e até mesmo estruturas de montagens de edificações.

Assim, se você deseja implementar os compensados de madeiras em seu projeto, venha já para a Relvaplac. Aqui possuímos os mais diversos compensados, que podem ser utilizados de várias formas diferentes.

Você encontra desde os compensados plastificados, os compensados navais e até mesmo os compensados shingles conosco, tendo a qualidade e garantia que você merece.

Veja mais:

Você conhece o Eucalipto Estrutural?