Search
Close this search box.

Você já conhece o Wood Frame?

Provavelmente você já deve ter visto em filmes e séries americanas casas feitas no sistema wood frame. Porém, você sabe o que esse sistema é e como ele é feito?

Conhecido por sua rapidez na conclusão dos projetos, na inovação e no uso de madeira como principal matéria prima, o sistema Wood Frame, como o nome indica, são construções de madeiras feitas com compensado estruturais.

Por usar as chapas de OSB (do inglês Oriented Strand Board ou Chapa de Tiras de Madeira, em portugês), é um estilo de construção rápida que possui uma excelente qualidade e acabamento.

Esse sistema, que está a menos de 30 anos sendo usado no Brasil, é muito conhecido por aparecer diversas vezes em séries televisivas onde, de maneira rápida, é necessário construir ou reformar uma edificação.

E, caso você esteja interessado em construir com esse sistema inovador, saiba que a Relvaplac é uma grande aliada para isso. Já que aqui você encontra todo o tipo de compensado que será necessário.

Então, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre as vantagens, como são feitas as construções e que tipo de produto é usado para isso.

O que é o sistema wood frame?

Como o nome indica, o sistema wood frame utiliza madeiras para construir uma edificação. Apesar da tradução indicar que seria “um quadro de madeira”, aqui temos uma construção totalmente estruturada com a madeira.

Assim, toda a estrutura é construída por meio de compensado e partes de madeiras – sendo que no pode compor edificações de até, no máximo, 5 pavimentos.

Essa técnica, que surgiu nos Estados Unidos, teve sua implantação por um motivo muito simples: a grande quantidade de pessoas que se mudaram para a costa oeste e, desse modo, foi necessário achar uma forma rápida de construir casas para todos. A madeira foi o material escolhido por estar em abundância na região.

Hoje em dia o sistema ainda é muito utilizado por ter suas vantagens sobre o sistema de alvenaria, já que a obra é mais rápida de ser produzida, além de gerar menos resíduos e ser altamente sustentável, já que reduz até mesmo o quanto de água é utilizado.

Bem, é necessário explicar que o sistema wood frame faz parte Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) e, por isso, é composto por diversos elementos que garantem a qualidade da obra.

Esses elementos são de madeiras de reflorestamento, geralmente pinus ou eucaliptos e são divididos em: componentes estruturais, de vedação e de acabamento.

Assim, com esses três componentes principais, é comum que a obra também seja dividida em fases, até para garantir a qualidade dos materiais usados e a construção com a qualidade necessária.

Bem, como supracitado, no Brasil esse estilo de construção chegou somente no ano de 2009, começando no Paraná, especificamente.

E de lá para cá o número de construções que utilizam o “wood frame” tem aumentado, já que as pessoas têm conhecido melhor as suas vantagens.

Porém, um impedimento que existe ainda é a falta de uma norma sobre como a construção deve ser feita, já que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (a ABNT ainda não uma.

A única norma que pode ser usada para as construções em questão, é a norma  NBR 7190/1997, que fala sobre construções de madeira.

Por que apostar no Wood Frame?

Como supracitado, o wood frame tem muitas vantagens sobre as construções de alvenaria.

Essas vantagens vão desde um tempo menor necessário para construir a edificação até mesmo um menor uso de água e desperdício de materiais.

Mas, não são somente esses os pontos que fazem o wood frame ser tão popular nos países estrangeiros.

Por serem construções que usam madeira de reflorestamento, elas não agridem a natureza e tem um grau elevado de qualidade técnica.

E, apesar de não ser tão difundido, as construções tem um ótimo conforto acústico e térmico. Isso porque a madeira por si é um componente que oferece essas qualidades, mas quando trabalhada consegue entregar mais ainda.

Além disso, ela consegue se adaptar tanto para as regiões frias quanto quentes do Brasil.

Embora não pareça, as construções têm uma alta durabilidade e, com uma manutenção barata quando feitas da maneira correta, podem abrigar uma família por anos, sem problemas com cupim, fungos, animais ou até mesmo vento.

Apesar de ser um modo de construção relativamente novo no Brasil, ele é mais barato que as construções de alvenaria.

E como as construções são feitas?

O processo de criação da edificação com o sistema wood frame é divido em algumas etapas.

Primeiramente, o desenvolvimento do projeto. Essa etapa é quando o engenheiro ou arquiteto responsável desenha a edificação. Aqui é definido como a edificação ficará no final, a divisão de cômodos e afins. Nesse momento também é feita a compra de materiais e contratação da mão de obra especializada.

O segundo projeto é o transporte dos materiais, já que todo o material usado na edificação é feito sob medida. Assim, economizando e evitando desperdício.

Após a compra e transporte, vem o começo da obra. Na edificação, é comum usar concreto para ajudar na fundação, que é feita no modo radier.

Agora é a hora onde a instalação estrutural acontece. Sendo a parte mais importante, porque é a responsável por toda a sustentação da obra.

Depois desse momento, é começado a montar toda a estrutura física, erguendo as paredes. Após isso, para ter a certeza que o processo de isolamento acústico e térmico será realizado, você precisa preencher as paredes com gesso acartonado e mantas isolantes.

Assim que esse preenchimento acontecer, o engenheiro irá criar aberturas para a instalação da parte elétrica e da parte hidráulica.

A cobertura e a vedação são as últimas coisas a serem feitas antes do acabamento. E, geralmente, as coberturas também são feitas de madeira. Porém podem ser usados outros materiais, mas deve ser definido isso desde o início.

Assim como nas obras comuns, que são realizadas com alvenaria, o wood frame permite que sejam feitos diversos acabamentos, podendo dar a sua cara para a edificação.

Caso você precise dos compensados para a sua edificação ser realizada, venha já para a Relvaplac. Aqui temos os mais diversos tipos e com os melhores preços para ajudar sua construção.

Veja mais:

Por que o compensado naval é tão utilizado?