Search
Close this search box.

Você sabe para que serve o compensado Virola?

Compensados da Relvaplac de várias cores

Por sua aparência, leveza e boa fixação, o compensado virola tem sido cada vez mais utilizado. Por isso, você sabe para quais fins ele serve?

Por ser uma madeira nativa do norte do Brasil, a virola é uma árvore grande, chegando a ter 30 metros de altura e um diâmetro, em média, de 60 a 90 centímetros.

Por ter poucos galhos e um tronco limpo, cilíndrico e reto, a madeira possui uma superfície lisa e sem nós, sendo perfeito para a indústria de móveis.

Isso porque, com sua madeira lisa, é necessário que seja feito menos ajustes para produzir as chapas de compensados, transformando em um material de uso fácil.

Porém, mesmo sendo muito utilizado na produção de móveis, é necessário notar que – de certo modo – a sua durabilidade e resistência é maior que de outros compensados, mas ele não é à prova d’água nem anti chamas.

Por isso, é necessário que alguns cuidados sejam tomados quando se usar móveis de virola.

Então, se você quiser conhecer mais sobre essa madeira e quais são as melhores maneiras de usar, esse artigo é para você.

O que é a virola?

Como você deve imaginar, a virola é uma espécie de madeira que pode ser utilizada para a construção de chapas de compensado. Estas chapas têm diferentes usos, sendo adaptados para o que você precisar.

Essa madeira é de uma árvore comum na região norte do Brasil, sendo de grande porte, tendo até, aproximadamente, 30 metros de altura e de 60 a 90 centímetros de diâmetro.

Por ter um tronco liso e sem galhos, é comum que a madeira não possua nós em sua composição, além de ser lisa e, por isso, ser mais fácil de dar um padrão de beleza aos móveis.

A madeira de virola tem uma coloração mais clara e homogênea, por isso vem sendo muito utilizado na indústria de móveis.

E, por se tratar de uma madeira leve, ela tem cerca de 370 a 480 kg/m³ e tem boa resistência mecânica, sendo uma madeira resistente.

Porém, ele tem alguns problemas e, por isso, não é indicado para usar em telhados, estruturas e móveis como cadeiras. Isso se dá pelo fato da madeira de virola ter uma secagem natural, considerada bem demorada.

Assim, é comum que a madeira tenha uma grande tendência ao empenamento, rachaduras e colapsos, portanto ela precisa ser bem trabalhada e testada na hora de fazer o compensado.

Porém, sua colagem é muito boa e, por isso, a marcenaria em geral para fabricação de molduras, embalagens leves, forro, painéis compensados, lápis, brinquedos, palitos de sorvete e de picolé, entre outras coisas.

Quais as características da Virola?

A árvore de virola possui algumas características principais e, por isso, pode ser identificada visualmente. Por isso, conheça elas:

  • casca: sua cor é castanho-amarelada e apresenta partes esbranquiçadas e acetinadas, tem textura lisas e pequenas rugas na vertical;
  • folhas: variam entre coriáceas e sub membranáceas, geralmente são longas com margens paralelas e com pecíolos curtos;
  • flores: as flores são diferentes, dependente do sexo, pois é uma palnta dioica. As flores da planta masculina são paniculadas, densas e ramificadas, já as femininas têm entre dois e oito centímetros de comprimento e entre três e seis flores por grupo;
  • frutos: a textura é bem parecida com o couro, com formas alongadas ou globosas, de cores bege escura. Geralmente um fruto de virola mede 21 milímetros de comprimento e 18 milímetros de largura;
  • semente: a semente de virola é fina, lisa e quebradiça e, ainda, ela é envolvida por arilo vermelho. É utilizada na fabricação de sabão, velas, cosméticos e perfumes.

O que difere a virola do compensado naval?

Como o compensado é produzido a partir de várias lâminas de madeiras coladas e prensadas, a forma que ele é feito difere os tipos de compensados.

A colagem é feita com resina ureia formol ou fenólica. A diferença entre elas é que a fenólica é aplicada em peças que precisam de resistência à água, como os compensados Naval.

A grande diferença entre o compensado Virola e o Naval é que o primeiro não é resistente à água e o segundo é. Mesmo o Virola tendo uma superfície lisa e sem nós, ela não é uma madeira que resiste a água e nem ao apodrecimento. Por outro lado, o compensado Naval é totalmente resistente e tem uma maior resistência mecânica em relação ao Virola.

É muito importante lembrar que a resistência do compensado naval está totalmente relacionada à madeira que é utilizada na sua fabricação. De nada adianta fazer um compensado naval com uma madeira de baixa qualidade. 

Enfim, o compensado Naval é bem resistente e tem várias utilizações. Enquanto o compensado virola é recomendado para utilizar na capa e contracapa do compensado, pois ele é bem mais bonito.

Vantagens do compensado de virola

Os compensados de Virola podem ser usados na construção civil e na fabricação de móveis. Entre as principais vantagens estão:

Visual e acabamento

Uma das principais características do compensado de Virola é o fato de ele ter uma superfície lisa, sem nós em seu visual.

Essa qualidade possibilita que o compensado seja utilizado na capa e contracapa do produto, deixando os móveis mais bonitos e bem-acabados.

Facilidade no manuseio

O compensado virola tem como outra vantagem ser leve e de fácil aplicação de cola, por exemplo. 

Ele é bem adaptável e fácil de ser trabalhado, podendo ser usado em qualquer tipo de máquina e com qualquer tipo de ferramenta.

Versatilidade

Como supracitado, ele pode ser usado para várias coisas e em várias ocasiões. Geralmente são feitas molduras, forros, embalagens leves, lápis, brinquedos, palitos de sorvete, entre outros.

Na marcenaria, ele é usado para fabricação de móveis que não exijam esforço mecânico e na parte interna dos móveis.

Se você deseja conhecer mais sobre os compensados de madeira de virola, venha já para a Relvaplac. Aqui podemos mostrar para você os melhores usos e melhores formas de adaptar esse compensado para você.

Veja mais

Cuidados para o melhor uso do Compensado Naval