Wood Frame: Componentes e vantagens do método construtivo 

Em nosso último post, você pode entender o que é o Wood Frame, além do passo a passo de uma obra feita nesse sistema, desde o desenvolvimento do projeto até a arte de acabamento. 

Pensando naqueles que se interessam mais pelo assunto, trouxemos hoje de forma mais específica algumas informações sobre componentes desse tipo de obras, suas desvantagens e também  qualidades da opção, que  podem ser aproveitadas tanto por aqueles que trabalham ou desejam atuar  com o sistema, como aqueles que estão em dúvidas entre escolhê-lo ou não para sua construção particular. Acompanhe: 

O sistema Wood frame de construção possui três componentes, sendo eles: 

Os Componentes Estruturais;

Componentes de Vedação;

Componentes de Acabamento.

Conheça os Componentes Estruturais

São divididos entre os montantes, as travessas e os barroteamentos. 

Os montantes são constituídos de pilares feitos de madeira ou metal, que possuem a altura do pé-direito onde serão inseridos. 

Às travessas, por sua vez, oferecem suporte às esquadrias e também diminuem a flambagem de pilares. 

Os Barroteamentos servem como suporte de quaisquer pavimentos que estarão acima do térreo. 

Componentes de Vedação

Entre os componentes de vedação estão as chapas de revestimentos e  assoalho. 

Chapas de Revestimento

As chapas de revestimento são compostas por OSB, essas placas tem espessura de 11,1 mm e é comum e imprescindível que recebam uma camada impermeável para evitar danos causados pela água e umidade .

Assoalho também constituído de chapas de OSB, no entanto, contam com espessura mais densa, de 18,3 mm. 

Elas têm como principal função a contenção lateral das travessas e barrotes, o que auxilia nos efeitos de torção que a madeira pode sofrer.

Componentes de Acabamento

Estão inclusos nessa categoria: 

A fita impermeável de borracha, que faz a ligação das fundações com as peças da estrutura. 

As Mãos Francesas que fazem o contraventamento dos montantes  nas extremidades das construções.

As Placas cimentícias que devem ser adicionadas as áreas molhadas da casa, tais como cozinha, lavanderia e banheiros. 

Elas permitem, assim com a construção em alvenaria convencional a colocação de porcelanatos, cerâmicas e pisos laminados e vinílicos sobre elas. 

Características do Wood Frame

compensado de madeira

O sistema de construção Wood Frame é parte da CES (Construção Energitérmica Sustentável), que significa, sistemas que fazem uso de perfis leves e flexíveis que permitem diferentes tipos de  acabamentos. 

Caracerísticas:

Materialidade: matéria prima advinda de madeiras de reflorestamento. 

Paredes: compostas por chapas de OSB (Oriented Strand Board) com massa cimentícia que garante proteção a obra contra incêndios. Uso de mantas para proteção térmica e acústica, compostas geralmente de lã de vidro ou lã de rocha e outras. 

Instalações: são realizadas com canos de PVC ou PEX . Lembrando que devem ser feitas com uma membrana hidrófuga para escapamento de vapor, a fim de evitar umidade.

Além disso, em áreas molhadas, devem ser utilizadas ainda placas cimentícias com selante acrílico antifúngico e resina acrílica.

No caso das instalações elétricas é essencial contar com fios recobertos com material isolante e conduítes. Elas ficarão entre os montantes das placas de madeira.

Lajes

Diferente do que se pensa, com Wood Frame também é possível construir lajes, existem duas denominadas, a laje seca e a laje mista.

A laje seca é feita de chapas OSB e tem função de contrapiso, ou seja, permite aplicação de revestimentos sobre ela, tais como porcelanatos, cerâmicas, vinílicos etc. 

Para áreas molhadas, no entanto, precisam de uma preparação especial, com uso de chapas de cimento e uma camada de impermeabilizante. 

No caso da  laje mista, existe uma lâmina plástica por cima de cada chapa OSB que recebe uma camada de concreto armado e então, pode ser colocado qualquer tipo de revestimento sobre a laje. 

Principais vantagens do Wood Frame

Esse método construtivo coleciona benefícios. Tanto no que diz respeito a qualidade das construções, como a facilidade para transportar peças que vão até mesmo de um país a outro, como na variedade de chapas para diferentes aplicações. Além disso, engloba também: 

Facilidade para projetistas e operários 

construção em wood frame

Os materiais utilizados asseguram muita agilidade e também a segurança dos que estiverem envolvidos na obra. 

Durabilidade

Entre as maiores, se não a maior das vantagens do sistema Wood Frame está sua durabilidade, que é compatível a de uma residência convencional, de alvenaria, que é de pelo menos 50 anos, porém com a leveza, praticidade e benefícios térmicos e acústicos que só a construção a seco feita com qualidade pode oferecer. 

Importante saber que assim como todo método construtivo, este também precisa de manutenções para que prolongue ainda mais sua durabilidade. 

Fora isso, os materiais utilizados devem sempre ter recebido o tratamento adequado.

Sustentabilidade

A sustentabilidade tem sido um assunto cada vez mais pautado e não é atoa! 

Além disso, as condições atuais acabaram por nos obrigar a repensar muitos hábitos, entre eles o do morar e a forma como construímos casas e edifícios, já que a construção tradicional envolve inúmeros desperdícios, bem como consumo de água. 

A madeira, por outro lado, matéria prima do Wood Frame, é renovável, causa pouco impacto ambiental e possui ainda uma manutenção muito mais acessível. 

Isolamento Térmico e Acústico

O sistema  permite a inserção de materiais específicos para o conforto térmico e acústico, melhorando muito a qualidade de vida de quem reside ou mesmo visita um local com essas características. 

Além do mais, a própria madeira já é um isolante térmico natural. 

construção a seco (wood frame), conta com proteção térmica e acústica.

Construções feitas em Wood Frame tem capacidade de absorver até quarenta vezes menos o calor em relação a uma edificação feita em alvenaria. 

Mobilidade

Por ser industrializado, o sistema permite a preparação de módulos, ou seja, partes da obra podem ser construídas fora do canteiro e levadas para ele somente para montagem e finalização da mesma. 

Eficiência Energética

Para fabricar 2 kg de madeira utilizada no Wood Frame, utiliza-se apenas 1% da energia que seria gasta para fabricação de 2 kg de cimento.

Desvantagens do Wood Frame

Apesar de suas inúmeras vantagens, é importante levar em conta que ao optar por esse tipo de construção, seja você uma pessoa que deseja construir uma casa  futuramente  ou trabalhar oferecendo serviços de construção civil, existem desvantagens. Sendo elas: 

Custo, que pode variar muito de um profissional para outro;

Escassez de profissionais capacitados para executar esse tipo de obra, quando comparado aos que atuam na construção civil convencional;

Limite de pavimentos: Para os que desejam construir edifícios de forma mais sustentável e eficiente, é importante lembrar que o wood frame permite somente 5 pavimentos no máximo; 

Manutenção: é imprescindível realizar manutenções e evitar e conter quaisquer tipos de vazamentos, pois esses podem prejudicar significativamente a estrutura de sua obra, deteriorando a madeira e propiciando o surgimento de fungos, ocasionando a necessidade de uma reforma geral para troca do material.

Concluindo

Apesar de sua enorme eficiência em diferentes sentidos, o Wood Frame necessita de muito conhecimento  específicos para quem deseja utilizá-lo , portanto se pretende contratar uma empresa para fazer uma obra utilizando o método, garanta que tenham experiência e visite as obras já realizadas, de preferência aquelas que tenham mais de 3 anos. 

Por fim, para os que desejam atuar com o método, constantes especializações, viagens para locais que já atuam com o sistema wood frame a mais tempo e contar com fornecedores fará toda a diferença. 

A Relvaplac é referência na distribuição de compensados, sendo fornecedora de inúmeros países pelo mundo. Saiba mais sobre nós acompanhando nosso blog e redes sociais!