As telhas asfálticas ou – como tem sido conhecido mais comumente – as telhas shingles, é um tipo de telha criada no Canadá há mais de 150 anos. Porém, você conhece as vantagens desse tipo de material?
Para se ter ideia, esse tipo de telhado de compensado pode ser utilizado em qualquer parte do mundo, já que é resistente e sua performance é adequada a qualquer tipo de clima ao qual é submetido.
Desse modo, as telhas shingle são uma grande aposta para a sua construção. Indiferente de quando você for realizar e onde for realizada, já que o seu sistema de montagem consegue fazer com que ela seja adequada no mundo inteiro.
Mas, você sabe porque as telhas shingle tem essa particularidade de ser adequada para qualquer lugar do mundo? E sabe também como ela é feita? Se sua resposta foi não para alguma das duas perguntas anteriores, este artigo é para você!
Então, se prepare para conhecer um pouco mais do tipo de telhado que tem se tornado sensação nos últimos anos.
Mas, saiba que não adianta escolher a melhor telha shingle para você se a sua estrutura não estiver com o compensado shingle da Relvaplac.
Com o melhor imunizante que você pode encontrar, o compensado shingle está aqui para ajudar sua obra e conseguir apoiar ainda melhor a sua telha nova.
Como a telha shingle apareceu no mundo?
Como já citado, as telhas shingles apareceram pela primeira vez no Canadá. Por conta do inverno rigoroso e o verão quente, era comum que as telhas das casas tivessem problemas para manter o ambiente na temperatura ideal.
Com isso, o desenvolvimento de um material que tivesse vedação e fosse resistente ao vento era uma questão de sobrevivência.
Deste modo, perto dos anos de 1900 as telhas shingle foram criadas. Com uma manta de asfalto coberta por diversos materiais, como: mica, conchas de ostra, ardósia, dolomita, cinzas volantes, sílica e argila.
Porém, como é de se imaginar, o formato dessas primeiras telhas não é o que a gente conhece hoje em dia. No começo, a telha era uma chapa de madeira plana e, após o desenvolvimento, chegamos ao que vemos hoje em dia.
Com mais de um tipo de corte e montagem, a telha shingle é preparada para aguentar tanto climas amenos, quanto invernos rigorosos e ventos fortes.
Quais as vantagens de usar as telhas shingles?
São diversos os motivos para se usar as telhas shingles em sua obra. Tanto em estrutura quanto em beleza, já que a padronagem de suas cores e telhas são mais comuns que de telhas de cerâmicas.
Além disso, as telhas shingles são as mais usadas na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, muito por serem lugares onde o frio intenso pode acabar com a telha de cerâmica.
Outro motivo para usar as telhas shingles são a sua liberdade e segurança na arquitetura, já que elas são de fácil instalação e são mais leves que as telhas comuns, tendo cerca de 18,5 kg por metro quadrado de telhado instalado.
Na parte arquitetônica, as telhas permitem diversos tipos de inclinações para o telhado, podendo ser usado em inclinação baixa ou alta. Tendo uma inclinação mínima de 20% e máxima próximo a 100%.
Tendo que ter somente uma laje reta, as telhas conseguem ser instaladas de diferentes modos, permitindo economia na estrutura do telhado.
Sem a necessidade de manutenção, a economia acontece também no pós obra, já que dificilmente você terá que trocar as telhas fora do tempo planejado, já que tem uma garantia de 25 a 30 anos.
E por ser totalmente impermeável quando instalado da maneira correta, você tem a garantia também que não terá goteiras, furos e outros problemas em seu telhado.
Com grande flexibilidade e maleabilidade, as telhas shingles permitem desenvolver formas arredondadas ou côncavas, dando um ótimo acabamento nos detalhes do telhado, conseguindo dar ainda mais beleza ao seu ímovel.
Como é feita a instalação das telhas shingles?
Apesar de ter uma instalação simples, é sempre bom relembrar que esse trabalho deve ser realizado por profissionais. Assim você evita erros e pode ter a certeza que suas telhas duraram o tempo que a garantia delas existem.
Então, ao planejar a montagem de seu telhado com as telhas shingles, você tem que estar preparado para contratar uma equipe especializada nesse tipo de montagem.
Isso acontece porque a montagem é feita de formas específicas. Começando pela instalação do isolamento termoacústico, que é a primeira etapa deste telhado, fazendo o isolamento para sua edificação.
Após isso, a estrutura de é montada para receber beiral, e ventilação, além da subcobertura, que será o suporte para o compensado shingle da Relvaplac. Como supracitado, o uso do compensado Relvaplac é o melhor neste momento por ter 12 milímetros de altura, além de ser composto por sete camadas de madeira.
Outro motivo para se usar o compensado shingle da Relvaplac é sua construção ser a seco, o que auxilia na sustentação do cupinicida e do fungicida, o que impede que seu compensado estrague, gerando prejuízo para sua saúde ou a estrutura de seu telhado.
Após isso, a telha de shingle é aplicada no telhado e, com o suporte do compensado shingle, pode ser utilizada durante 25 a 30 anos sem manutenção. Isso porque diversos testes são realizados para garantir que a telha seja impermeável e inquebrável.
Quer saber mais sobre os usos e como comprar suas telhas shingles? Venha já para a Relvaplac e fique por dentro de tudo. Nossa equipe está totalmente preparada para te atender e te ajudar nas escolhas, indicando sempre o melhor compensado para sua obra.
Veja mais: