Search
Close this search box.

Como usar os compensados na construção civil

compensado de madeira

Os compensados tem diversos usos diferentes e, embora não pareça, alguns deles são muito usados em construção civil.

Então, não se espante em ver alguma obra com compensados sendo usados além de limitar o espaço de onde a obra acontece.

Isso porque os compensados podem ser adaptados para diversos usos na construção civil e, em alguns casos, podem ser partes estruturais da obra, além de ajudar a criar o suporte para outros itens.

Assim, sendo a construção civil um dos setores que mais utilizam matérias primas no mundo todo, tendo como os mais utilizados a água, eletricidade e a madeira, não é incomum que sejam repensadas as maneiras de utilizar o material reutilizável.

E, por esse motivo, os compensados têm sido cada vez mais adaptados para o uso na construção de edificações.

Assim, a utilização de compensados pode facilitar, agilizar, reduzir os impactos ambientais e ainda trazer economia para a construção, já que eles podem ser reaproveitados em outros projetos.

O que são os compensados?

Apesar de muitas vezes serem confundidas com as chapas de MDF, os compensados de madeira são itens diferentes.

Os compensados são chapas de madeiras criadas para diversos usos e com diversas técnicas, já que podem ser à prova d’água ou não.

Então, essas chapas de madeiras são coladas em ângulo de 90 graus entre elas, sempre em números ímpares para, desse modo, conseguir ter uma maior resistência ao tempo e a dobra.

Além disso, esses compensados podem ser feitos de diversos tipos de madeiras, mas sempre usando madeira de reflorestamento, já que essa permite o uso sem agredir a natureza.

Essas chapas de compensado tem diversas aplicações, sendo muito comum de serem usadas na construção civil, no setor naval, na indústria moveleira, embalagens entre outros.

Assim, podemos dizer que as chapas de compensados tem diversos usos e, se usada da maneira correta, podem ser reaproveitadas diversas vezes. Para se ter ideia, algumas delas podem ser reaproveitadas em até 52 vezes.

Como os compensados são usados na construção civil

Por serem um material grande e resistente, mas ao mesmo tempo leve, os compensados têm muitas utilidades na construção civil.

Mesmo que o mais comum visto é no fechamento de obra, delimitando os limites e impedindo a entrada de pessoas, os compensados são usados em outras partes da obra também.

Esses diversos usos são motivados por suas vantagens, já que são materiais leves para carregar e trocar, mas ao mesmo tempo são muito resistentes a quebras, impactos, a propagação de chamas e à água.

Assim, sua baixa massa volumétrica de compreensão e tração, além de ser muito flexível.

Também é necessário entender que cada compensado tem sua resistência diferente dos outros, até mesmo sendo fabricado de forma diferente. 

Outro uso muito comum do compensado na construção civil é na moldagem de lajes e vigas. 

Assim, a versatilidade é uma das marcas dos compensados de madeira, tendo vários usos dentro de uma obra, permitindo ligações e emendas entre eles bem fáceis de executar.

E, por ser reutilizável, é comum que você consiga economizar, já que cuidando da maneira correta ele dura muito tempo.

Outro fato pouco conhecido sobre os compensados é o seu alto poder isolante, tanto térmico quanto acústico.

E, a principal vantagem de usar o compensado em construções é o menor impacto ambiental causado por essa madeira. Isso porque as madeiras dos compensados são feitas com madeira de reflorestamento.

Cuidados do seu compensado

Como dissemos, o compensado de madeira pode ser reaproveitado se cuidado da maneira correta.

Assim, mesmo que eles tenham uma resistência maior que as madeiras comuns, é necessário que seja feita a manutenção correta.

Assim, a má conservação dessas peças pode impactar, até mesmo, na qualidade do concreto e gerar desperdício de materiais. 

Então, evite a exposição excessiva ao sol, isso porque o calor pode causar ondulações e empenamento das chapas de compensado. Se elas forem utilizadas dobradas, pode afetar a qualidade da obra.

Também é necessário usar desmoldante sempre que terminar uma concretagem, sendo importante para ajudar a desmontar e manter toda a qualidade do material.

Outro cuidado que é necessário é na carga e descarga do compensado, até mesmo no transporte, porque se transportado de maneira equivocada, você pode romper parte do material e perder a sua capacidade de ser reutilizado.

Por isso, o ideal é sempre fazer o empilhamento de maneira vertical, para que não corra o risco de estragar a peça.

Evite arrastar o equipamento em cima das formas ou de outros, além de usar como auxílio em outra tarefa. Como o compensado é sensível, os arranhões e possíveis rachaduras podem influenciar na concretagem aparente.

Então, se você precisa de compensados para a sua construção civil, venha para a Relvaplac. Aqui possuímos mais de 15 modelos diferentes, que podem ser adaptados para o melhor uso em sua construção.

Além disso, você poderá ter as melhores indicações de uso, manutenção e transporte. Então aposte na Relvaplac e tenha o melhor para você.

Veja mais:

Quais os usos para o compensado birch?