Search
Close this search box.

Cuidados para o melhor uso do Compensado Naval

Altamente recomendado para ambientes úmidos, o compensado naval é um dos itens mais usados para construção de móveis e decoração.

Porém, você sabe como garantir um uso maior do compensado naval? Além disso, você sabe como ele é produzido e para que ele serve?

Então, essa solução para móveis – que permite ser molhado e não só ficar em áreas úmidas – tem sido muito utilizado pela indústria moveleira.

Balcões, baús, mesas, cadeiras e até armações para quadros e espelhos têm sido criados com esse material forte, resistente e leve.

Mas, mesmo ele sendo à prova d’água, é necessário ter alguns cuidados para a sua madeira de compensado naval durar mais.

Então, entenda como ela é utilizada, quais seus benefícios e como ela se difere dos compensados comuns neste artigo.

O que é o compensado naval?

O compensado naval é um material composto por lâminas de madeira, que são postas uma sobre a outra e colocados com uma resina fenólica WBP – uma resina que é à prova d’água. 

Essa chapa de madeira compensada, que deriva do pinus de reflorestamento, é sustentável e feita para esse propósito.

Então, ao escolher os compensados navais da Relvaplac, você tem a certeza que comprará um material de qualidade e que não agride a natureza.

Além disso, os compensados navais são compensados que, além da imunização contra água, recebem outra imunização. Essa segunda imunização é contra o ataque de fungos e cupins.

Assim, os compensados navais são indicados para poderem receber a umidade, sem correr grandes riscos de estragarem, desde que fazendo a manutenção da maneira correta.

E, apesar de não parecer, o compensado naval é um material antigo, criado durante a Revolução Industrial, foi popularizado durante a  Segunda Guerra Mundial e até hoje tem espaço em diversas casas e estabelecimentos comerciais. 

Esse compensando também tem uma particularidade em sua fabricação, já as lâminas são coladas com suas fibras de forma perpendicular a cada camada, formando um padrão de fibras cruzadas. 

Assim dando mais resistência e força para o compensado, além de ajudar a não dobrar ou curvar.

Por isso, o compensado naval além de ser um item que pode ser exposto ao tempo normalmente, é um item que pode ser usado para passagem sobreposição de pesos.

Como o compensado naval é fabricado?

É necessário notar que o compensado naval tem uma fabricação diferente e, por isso, ele possui uma sobrevida em tempo de uso e umidade maior que os normais.

O diferencial da fabricação é a utilização de uma cola MR, do inglês Moisture Resistant – resistente a umidade, em tradução livre – , que é mais resistente à água. 

Desse modo, é normal que os compensados navais possuam uma resistência maior sobre água e umidade, trazendo um uso diferenciado para ele. 

Então, durante a fabricação dos compensados, ao ser colocado as lâminas de madeiras, sempre uma sobre a outra e de forma alternada, é passado também uma camada de resina fenólica WBP, do inglês Water Boiled Proff – resistente a água fervida, em tradução livre – ou MUF – Melamina-ureia-formaldeído.

A utilização de uma dessas resinas faz com que o compensado não absorva a água, mas sim tenha uma forma de repelir.

Esse processo serve para a exposição do compensado não somente a umidade, mas também a água e ao tempo, como ventos e poeiras.

O compensado naval pode ser utilizado em várias espessuras, apesar das mais comuns serem de 10, 15, 20 e 25mm.

Desse modo, ao ter um item em sua casa de compensado naval, você tem a certeza que ele é resistente a água e umidade.

Como cuidar dele?

Apesar dele ser conhecido como um compensado à prova d’água, é necessário que você tenha alguns cuidados especiais com ele.

Exposição ao sol

Bem, sabemos como as madeiras reagem a exposição direta ao sol e, de certa forma, como o calor pode trazer grandes danos aos materiais.

Assim, se você perceber que seu móvel pode estar tendo uma exposição direta ao sol, você alterar de local ou achar uma maneira de protegê-lo. A forte exposição ao sol pode alterar tamanhos das chapas, queimar as bordas e manchar as chapas.

Evite pragas

Como todo tipo de madeira, os compensados estão sujeitos a ataque de cupins e outras pragas. Porém, quando comprados da Relvaplac, você tem a segurança de que eles estão livres destes ataques por conta do cupinicida e do fungicida que passamos em nossos compensados na fabricação.

Mas, mesmo com esse sistema pode existir alguns ambientes que sejam propícios para a criação e propagação destes insetos. Então, mantenha sempre seus móveis em ambientes limpos, secos e arejados. 

Mantenha longe da água

Não é porque o seu compensado é naval ou impermeável que você pode deixar ele úmido ou molhado sem problemas.

Evite que seu móvel fique molhado ou esteja próximo d’água. É uma solução simples que, sendo realizada, evita que inchaços e alterações nos tamanhos aconteçam.

Proteja de impactos

Esse vale para qualquer tipo de móvel. Não é porque ele é resistente ou tem um sistema que pode ajudar a se proteger de quedas e batidas que você pode deixar isso acontecer o tempo todo.

Proteja seus itens dos impactos diversos que o dia a dia pode aplicar e, assim, evite que as fibras sejam danificadas e se soltem.

Cuidado com o peso

Não do produto, afinal, ele será feito por um profissional que sabe construir o móvel e como fazer ele ser resistente. Mas, cuidado com o peso que você incluir nele – seja em prateleiras, mesas ou até mesmo bancos.

Ao ultrapassar o peso suportado pelo móvel, você pode correr o risco de que ele seja empenado, quebrado e até mesmo tenha alterações na estrutura.

Jamais aplique solventes.

Na limpeza, evite usar produtos que sejam nocivos ao compensado. Sejam solventes, misturas com querosene, esponjas de aço ou saponáceos.

Para limpar seus móveis de compensados e aumentar a vida útil deles, basta somente uma flanela limpa e seca ou um pano umedecido em água ou detergente neutro.

Se você deseja comprar compensado naval, venha para a Relvaplac. Aqui nossa equipe está preparada para te ajudar a escolher e cuidar melhor do seu compensado.

Veja mais:

Como usar os compensados na construção civil