O uso de madeira de reflorestamento é uma alternativa moderna que garante mais sustentabilidade para a produção de compensados.
Conforme a última atualização do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), desde 2013, o número de florestas plantadas cresceu cerca de 14%. O aumento está diretamente relacionado à popularização do uso do reflorestamento, somado a esse valor.
A medida faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pensando no bem-estar do meio ambiente e no fomento à economia de forma ambientalmente responsável. O reflorestamento permite justamente a redução do impacto da atividade humana, favorecendo o uso de produtos de qualidade.
Entenda o que é o reflorestamento
O reflorestamento trata da extração de madeira proveniente de florestas plantadas em áreas anteriormente desmatadas para uso humano. A madeira então pode ser utilizada na construção civil, decoração e mobiliário sem gerar mais desperdício.
Dessa forma, ao invés de retirar árvores nativas, são plantadas e retiradas madeiras somente para uso comercial, mantendo um ciclo de renovação constante naquele espaço sem impactar o meio ambiente. Esse manejo sustentável ajuda a preservar áreas de reservas indígenas, de mineração e outras.
As espécies escolhidas precisam ter crescimento rápido e fornecer produtos de alta qualidade. Os tipos mais populares são eucalipto e pinus, embora pinheiro, araucária e cedro também sejam bastante comuns.
Quais os benefícios do uso de madeira de reflorestamento?
A madeira de reflorestamento permite que exista rastreabilidade em todo produto utilizado. As florestas provenientes de reflorestamento têm fonte confiável, segura e facilmente detectável sem que exista uso de recursos nativos. Dessa forma, você sabe que está utilizando um produto seguro.
Esse tipo de manejo permite que as áreas verdes se recuperem e o número de erosões diminua drasticamente. Outro benefício bastante positivo é a redução da pressão exercida sobre as florestas naturais que, finalmente, têm espaço para crescer longe do desmatamento.
Por estarem cobertos pela vegetação de replantio, os ambientes anteriormente desgastados não perdem seus nutrientes com facilidade e mantêm os ciclos florestais vivos.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Nature Climate Change, as florestas do mundo sequestraram o dobro de CO² do que emitiram. Manter essas florestas de replantio sempre verdes garante que isso continue a acontecer reduzindo o impacto do efeito estufa em todo o mundo.
A popularização do uso de madeira de reflorestamento ainda permite o controle direto dos incêndios. Já na região de encostas suas raízes têm espaço para crescer, garantindo que não haja deslizamento de terra e erosão do solo.
Outro benefício é o controle de pragas, de modo que o manejo sustentável evita, mesmo que indiretamente, que espécies nocivas se desenvolvam no local. Assim, além de melhorar ecossistemas impactados, o reflorestamento ainda impede a criação de novos focos de degradação.
A manutenção desses espaços favorece o controle de atividades de extração, pois os recursos são utilizados de forma otimizada e há uma maior conservação de Remanescentes Florestais não apenas pelos órgãos governamentais, mas também pela própria população.
Aos produtores a técnica fornece um material resistente e de alta durabilidade. Os produtos de madeira de reflorestamento são mais homogêneos, maleáveis e facilmente adaptados a diferentes usos.
Vale lembrar que o material oferece alta resistência às pragas e é bastante maleável ao retrabalho, tanto em maquinários quanto à mão. Consequentemente, os equipamentos utilizados na extração e no tratamento da madeira não estragam com facilidade.
Conheça o trabalho da Relvaplac
A Relvaplac produz e distribui diversas opções de compensados para importação em todo o Brasil e exportação para mais de 46 países. Com um processo sustentável, 100% da nossa produção é proveniente de reflorestamento, garantindo a segurança das florestas nativas.
Para isso, contamos com um amplo espaço de produção com mais de 200,000 m² de área reflorestada e até 200.000 mil árvores. Dessa forma, temos capacidade para fornecer madeira de qualidade para todo o mundo.
Ainda possuímos uma das mais importantes certificações: o Selo Verde da Forest Stewardship Council (FSC) que certifica que toda a produção da Relvaplac segue um formato de manejo ecologicamente viável.
Na Argentina, somos certificados pelo IRAM, o Instituto Argentino de Normalización y Certificación (Instituto Argentino de Normalização e Certificação). Dessa forma, comprovando que nossos compensados atendem às exigências de qualidade e procedência para serem comercializados na Argentina.
Como exigência para exportação para os Estados Unidos, temos o CARB (Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia), provando que nossa produção é segura e ecologicamente correta.
Tudo isso, para levar os produtos Relvaplac cada vez mais longe e garantir que você sempre tenha a mais alta qualidade em compensados. Quer conhecer um pouco mais de nossos produtos? Acesse o site.
Saiba mais sobre esse assunto: Madeira de reflorestamento: tudo o que você precisa saber