Search
Close this search box.

Quais os tipos de compensados e suas diferenças?

Compensados da Relvaplac de várias cores

Marítimos, laminados, film faced e afins. São vários os tipos de compensados e cada um com suas diferenças.  

Se você já foi atrás de um compensado para usar em algum projeto, deve ter se assustado com a quantidade disponível de compensados. Porém, você conhece as suas diferenças?

Aqui na Relvaplac temos 13 compensados e, desse modo, podemos estar presente em diversas partes de seu projeto, desde a parte primordial da estrutura até mesmo sendo detalhes em sua decoração.

Por isso, é necessário que você conheça as melhores opções e usos para cada um deles.

Assim, esse artigo explicará as principais diferenças e características de cada um dos compensados produzidos pela Relvaplac.

Com o conhecimento necessário sobre os nossos compensados, a gente tem a certeza que você não errará mais e todos os seus projetos estarão sendo executados da melhor forma.

O que são os compensados?

Os compensados de madeira são um material fabricado para oferecer resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção e ao seu alto nível de força.

Para isso acontecer, os compensados são fabricados em um processo que é o mesmo para todos – indiferente dos seus tipos ou usos. Isso representa uma qualidade igual e que, se usado de maneira correta, pode ter uma vida útil muito longa, podendo até mesmo – em alguns casos – ser reaproveitado.

Então, o processo de fabricação de todos os tipos de compensado, como supracitado, é o mesmo. A soma de lâminas de madeira sobrepostas em número ímpar de camadas, formando um ângulo de 90° entre elas e, entre as camadas, é utilizado alguma cola ou resina. 

Esse processo é realizado para que todas as lâminas estejam grudadas de forma igual, gerando uma compactação que integra mais força para os compensados e, assim, gerando a resistência superior a madeira in natura.

Ou seja, esse processo de fabricação também pode ser conhecido como “sanduíche”, já que o posicionamento das lâminas lembra muito o posicionamento da montagem do alimento.

E quais os tipos de compensados?

Bem, como supracitado, aqui na Relvaplac temos 13 tipos de compensados. Eles possuem suas diferenças na fabricação e, assim, são indicados para alguns usos específicos.

Ou seja, dependendo de sua fabricação, da resina utilizada para grudar as lâminas e até mesmo do modo que ela é projetada, um compensado pode ter seu uso diferenciado.

Então, agora iremos explicar os tipos de compensados e quais as diferenças entre eles.

Estrutural

Como o nome indica, esse é um tipo de compensado usado na estrutura de obras. O compensado estrutural é um compensado que é muito utilizado em construções a seco.

Imunizado

O compensado imunizado é conhecido assim por ter, em sua composição, uma imunização contra ataques de fungos e cupins, sendo recomendado para ambientes que podem ter a incidência desses elementos.

Plastificado

O compensado plastificado é muito utilizado na construção civil, sendo usado em formas de concreto aparente, já que possui 100% de imunização à prova d’água.

Antiderrapante

O compensado antiderrapante é um dos tipos muito utilizados por sua resistência. Além disso, ele recebe um tratamento para que tenha esse aspecto antiderrapante, o que o torna mais resistente.

Oleado

O compensado oleado é um compensado que possui óleo vegetal aplicado em suas faces, garantindo um maior uso de forma para concretagem. Sendo uma ótima opção para custo benefício.

Shingle

Os compensados shingle geralmente são usados em telhado, já que são compostos por caibros e compensado naval, recebendo uma “telha” – manta de fibra de vidro saturada em borracha, criando a impermeabilidade do telhado.

T&G

O compensado T&G é conhecido popularmente como “macho e fêmea”. Isso por conta do seu formato, que permite que as chapas se encaixem, dando um acabamento perfeito. Além disso, o uso desses compensados traz resistência sem precisar usar as barras e fitas.

Pinus Clear

O pinus clear é altamente recomendado para a fabricação de móveis, já que ele tem um acabamento simples, mas bonito. Outro fato que ajuda ele a ser usado em móveis é por ser resistente e ao mesmo tempo leve. 

Eucalipto Clear

O eucalipto clear é ideal para fechamento de obras com formas de concreto não aparente, já que é à prova d’água. Também é muito utilizado em embalagens de madeira.

Capa de Virola

Outro tipo de compensado altamente utilizado em construções de edificações a seco. Isso porque ele é resistente e pode ser utilizado na estrutura.

Termoplac

Um compensado plastificado, tendo uma face antiderrapante e a outra face possui uma manta de alumínio. Por isso, ele é recomendado para locais onde precise reduzir a temperatura.

Birch

O compensado birch é feito de madeiras de bétula. Essa madeira apresenta nervuras retas, com uma textura fina e uniforme. Essa madeira não existe no Brasil e é pesada, dura, forte e muito flexível.

T1-11

O T1-11 é um compensado naval, tendo colagem fenólica WBP em sua composição. Sendo produzido com recursos renováveis, ele é recomendado para paredes internas ou externas, forros e divisórias.

Onde posso usar os compensados?

Bem, essa resposta é muito ampla, já que não existe somente um tipo de uso para o compensado.

Os compensados podem ser utilizados na construção civil, na decoração da casa, na estrutura de uma edificação e até mesmo em aviões e barcos.

Então, é necessário que você saiba o uso que você pretende dar. Afinal, se você quer utilizar o compensado em uma área mais úmida, o mais indicado é um compensado naval.

Porém, se o seu desejo é utilizar em uma estrutura para sustentação da construção civil o mais indicado é o compensado film faced.

Para se ter ideia, durante a Segunda Guerra Mundial, o compensado plastificado era utilizado em aviões, já que era leve e de fácil aderência, podendo cobrir possíveis buracos causados pelos inimigos.

E, por essa grande gama de utilização, os compensados têm caído no gosto popular, além de ser muito utilizado por arquitetos e marceneiros.

A produção de móveis ainda é um dos principais motivos para os compensados serem utilizados, já que apresentam um custo benefício bom, além de serem leves e com uma possibilidade de acabamento simples e bonita.

Assim, é comum que em móveis novos sejam utilizados os compensados para conseguir produzir móveis bonitos, baratos e com uma estrutura resistente.

Se você deseja aprender mais sobre os usos dos compensados, os tipos que eles existem e suas diferenças, a Relvaplac está de portas abertas para você.

Com diversas opções sendo fabricadas por nós, nosso time estará de braços abertos para receber você e sanar todas as possíveis dúvidas que você tiver.

Veja mais:

Você conhece a diferença entre Compensado, MDF e MDP?