Nos últimos anos a questão ambiental tem ganhado cada vez mais destaque nacional e internacional sobre questões de preservação e conservação de florestas e áreas verdes devido a crescentes casos de desmatamento. No artigo de hoje vamos falar sobre reflorestamento e sua importância para o meio ambiente. Então confira e boa leitura !
O que é reflorestamento ?
O reflorestamento é uma prática de manutenção e regeneração de áreas de vegetação que tenham sido previamente degradadas ou destruídas ou que tenham uma finalidade comercial.
De acordo com a região e a finalidade de plantio, determinadas espécies são escolhidas visando o equilíbrio ambiental da região.
O reflorestamento pode ser realizado por uma série de razões, como:
- Captação de gás carbônico;
- Motivos legais (por normas judiciais);
- Tentativa de recuperação do ecossistema original;
- Interesses sociais (como obtenção de alimentos e contenção de encostas);
- Minimização da pegada ambiental;
- Fins comerciais.
Quais as vantagens do reflorestamento?
- Ajuda a recuperar áreas verdes com espécies nativas;
- Se aplicado em encostas, impede o deslizamento de terra e evita a erosão do solo;
- Diminui o gás carbônico (que causa o efeito estufa);
- Anti-desmatamento;
- Impacta menos ciclos de vida nas florestas.
Mas afinal, por que é tão importante reflorestar ?
Em menos de 50 anos mais de 20% de toda cobertura da floresta Amazônica ( uma das maiores riquezas nacionais) já desapareceu. A vegetação natural dessa área influencia no clima e na precipitação de chuvas de todo continente latino americano.
Pensando nisso vemos a grande importância que essa área tem para nossa qualidade de vida.
Para garantir a continuidade e legalidade das atividades empresariais do setor madeireiro, existem políticas para compra e venda responsáveis visando o fim de desmatamento e venda de madeira através de fontes ilegais.
Como saber se estou comprando madeira de procedência segura e legal?
Toda empresa que produz e comercializa madeira deve apresentar documentos que provem sua legalidade e originalidade (não predatória).
Além disso, a legislação brasileira diz que o desmatamento, para ser legal, deve ser, previamente, autorizado por um órgão ambiental estadual e pelo Ibama e a área desmatada só pode se converter em área florestal com fim sustentável.
Relvaplac se preocupa com o meio ambiente
A Relvaplac faz o seu papel em prol do meio ambiente. Temos certificação FSC, conhecida como “Selo-Verde”, que nos garante um manejo ecológico, oferecendo um produto seguro e ecologicamente correto.
Nossa visão é de longo prazo e objetivamos não somente o desenvolvimento social e a viabilidade econômica, como também deixar um legado para a posteridade sobre o respeito que se deve ter pela natureza.
Aumentar a qualidade e a durabilidade dos painéis otimizando o uso dos recursos empregados, é a nossa meta!
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!
Veja também: